Experiência de Marca

Guru assina principais ações de brand experience da Oktoberfest Blumenau 2023

Ativações feitas pela agência catarinense estreitaram a conexão entre marca e público na 38ª edição do maior evento cervejeiro das Américas.


A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior celebração germânica do mundo e a maior das Américas. Um evento grandioso como esse, que atrai a atenção de milhares de turistas todos os anos, merece uma entrega à altura. E foi isso que a agência Guru fez pelo segundo ano consecutivo. 

Em 2022, a multinacional Ambev foi a vencedora da licitação para escolher a cervejaria oficial do evento, que garantiu o direito de estar à frente da festa no mesmo ano, colocando Spaten, uma das marcas do seu portfólio, como cerveja oficial, e a Guru como empresa responsável por formular a 37ª edição da festa. 

Com a missão de criar todo o projeto cenográfico, o camarote proprietário e demais ativações, a agência catarinense desempenhou um dos principais papéis na realização da festa alemã, considerada uma das maiores da história.

Este ano, a história se repetiu, mas com alguns capítulos e personagens a mais. Além dos desafios causados pelas fortes chuvas durante o mês de outubro, a Guru precisou ter jogo de cintura para coordenar todas as ações na 38ª Oktoberfest de Blumenau. Com a repercussão e resultados positivos da edição passada, houve um aumento nas expectativas para a entrega do evento em 2023, além de novas frentes, projetos e parceiros que buscaram a agência de Florianópolis para executar suas ideias.

Novidades dessa edição

Dentre essas entregas da Guru, estava todo o projeto cenográfico dos quatro pavilhões da Vila Germânica, a criação e execução do conceito e identidade do Camarote Spaten, ativações para Pepsi e desenvolvimento dos bares da Spaten, Cerveza Patagonia, Johnnie Walker Blonde e Tanqueray

“Esse é um dos principais eventos do calendário nacional e poder realizá-lo pelo segundo ano consecutivo foi um privilégio, mas também uma grande responsabilidade, porque as expectativas estavam altas. Foi um daqueles desafios que dão frio na barriga no começo, mas uma alegria imensa ao ver que a apresentação de PPT virou realidade”, destacou Rafael Almeida, COO da Guru.

Além de todas as ativações, a agência também foi incumbida de realizar algumas ações de marcas para a cerveja oficial do evento. Dentre elas, destaque especial para a Jornada da Caneca, que mobilizou diversas pessoas a participarem de uma “caça ao tesouro” pelos pavilhões da Vila Germânica por meio de realidade aumentada, onde o prêmio no final da trilha era uma caneca exclusiva de Spaten

Outro momento de impacto, realizado pela Guru em parceria com a anfitriã da celebração, e que contou com a participação do público, foi o Biersliding, jogo cervejeiro que consiste em deslizar uma caneca de chope ao longo de uma mesa com marcações que oferece prêmios de acordo com a distância onde a caneca parar.

A edição deste ano da Oktoberfest de Blumenau se destacou pelas interações e inovações propostas para tornar melhor e mais completa as experiências de todos que passaram pela festa. 

“Como uma das principais agências de brand experience do país, estamos sempre atentos às tendências de mercado, buscando novas formas de surpreender o público. Tornar o próprio evento a principal atração e construir uma jornada de experiências fazem essa ponte de conexão entre consumidor e marca”, explica Tiago Basso, CEO da Guru, mais conhecido como Kaká.

Caneca tecnológica no Camarote Spaten

Outro exemplo dessa proposta da agência catarinense de tornar os momentos do público uma grande jornada de experiências ocorreu no Camarote Spaten, com uma caneca exclusiva para o espaço. Desenvolvida especialmente para a área premium da marca oficial da Oktoberfest, ela recebeu um dispositivo eletrônico em formato de brasão com a tecnologia RFID, que funciona como um passaporte para uma imersão tecnológica. 

Após a realização de um breve cadastro, a caneca passava a ter uma identidade própria com o nome ou apelido escolhido de seu usuário, onde logo na entrada do ambiente o público recebia as boas-vindas personalizadas ao aproximar sua caneca de um totem. Seu design foi projetado para possibilitar um melhor contato da bebida com o paladar, além da ativação de torneiras de chope automatizadas, para que o público pudesse se servir à vontade.

“Tentamos deixar o Camarote Spaten perfeito em cada detalhe, inclusive com a caneca. Por isso, aproveitamos a tecnologia para melhorar a experiência de self-service, durante a festa. Bastava aproximar a caneca no sensor da torneira automatizada e ele liberava a proporção exata entre líquido e espuma”, detalha Guilherme Batista, CFO da Guru.

A Guru conseguiu, pelo segundo ano consecutivo, amplificar ainda mais o evento como um todo, se destacando principalmente com a beleza e o capricho dos projetos cenográficos, que trouxe vida para os pavilhões da 38ª Oktoberfest de Blumenau. Sem falar nas experiências, que deixaram boas lembranças e conectaram as marcas que a agência atende com o público que esteve presente na maior celebração alemã das Américas.

Camarote Spaten confirmado para 2024

A festa continua no ano que vem! Antes de se despedir oficialmente, o espaço que ficou conhecido como “o melhor lugar da festa” divulgou as datas para a 39ª Oktoberfest Blumenau e anunciou a presença do Menos é Mais, grupo de pagode mais esperado e celebrado pelo público do Camarote Spaten, no dia 25 de outubro de 2024. 

Quem desejar se programar e garantir seu ingresso a preço promocional para os dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de outubro de 2024, pode fazer a compra no site oficial do evento.

Fotos: Divulgação