Opinar todo mundo opina, palpitar todo mundo palpita e prever todo mundo acha que sabe. Quando o assunto é futurologia, o fato é que cada um faz as previsões de acordo com o seu repertório — depende do seu universo de relacionamento, de sua rede de contatos e de suas perspectivas na vida e nos negócios. Para cada circunstância, um bem-servido panorama de possibilidades.
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Considerando que o mundo virtual já faz parte do presente e estará cada vez mais presente no futuro, uns apostam que, nos próximos meses, o boom será o mercado de financiamento coletivo. Outros apostam pesadamente em criptomoedas. E há quem aposte que os próximos anos serão de abundância: novos negócios e novos clientes com bilhões de novas mentes entrando nas redes online; uma grande oportunidade, considerando que mais pessoas se comunicarão, aprenderão e farão novos negócios na web.
Eis um bom momento para reprogramar os rituais entre marcas e consumidores com soluções personalizadas e serviços especiais para atendimento e relacionamento que funcionem como novas dádivas para encantar os clientes. A tendência é cuidar de quem é exclusive e premium assim como de quem é basic e standard. Todos precisam ser fidelizados. Falando em fidelização, a tecnologia caminha para a customização humanizada, “entendendo as necessidades dos consumidores”, como dizem alguns visionários, com respostas, mapas e intervenções em tempo real. Importante lembrar que, apesar da capacidade preditiva das máquinas, nada como um profissional bem preparado, uma pessoa de carne&osso; de coração&alma, para ouvir e acolher de forma próxima qualquer tipo de pergunta, mesmo as que não têm resposta.As máquinas ainda não estão preparadas para os sistemas empáticos. Não olham nos seus olhos para passar confiança e segurança. E não dão sorrisos verdadeiros.
Independentemente do que nos reserva o amanhã com seus inúmeros pontos de vista, uma coisa pode-se garantir: virão novas tecnologias e novas formas de conhecer as pessoas e estabelecer relacionamentos, mas relações de troca, reciprocidade e compartilhamento— presentes, prêmios, objetos de desejo e de afeto, vantagens, milhagens, escambos, trocas, permutas, benefícios, ofertas, oferendas, experiências exclusivas, eventos, rituais e ritos; o repertório do Gifting! — , de um jeito ou de outro, continuarão existindo.
Você duvida?
Consulte seu guru favorito. Ou aguarde e verás!
*Adaptado do Livro Economia das Dádivas, de Marina Pechlivanis (Alta Books 2016)