O Halloween está chegando, e junto com ele as ações de marketing promocional diferentes e assustadoras. Vários setores lucram com a data, entre eles o de doces. Essa é a segunda data com mais vendas de chocolates nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Natal.
Além do setor de doces e guloseimas, quem também lucra com a data são os comércios de fantasias, que neste ano, segundo uma pesquisa do National Retail Federation (NRF), terão o maior índice de todos os tempos – mais de dois terços dos consultados pretendem comprar uma fantasia neste ano.
Fotos: Reprodução/Google.
Os dados representam um crescimento de 65% sobre o ano passado e é o melhor resultado dos 11 anos do estudo. O levantamento feito pela Prosper Insights & Analytics apontou ainda que a intenção de gasto médio passou de US$ 75,03, no ano passado, para US$ 77,52, em 2014.
“Não há dúvidas de que a variedade de trajes à disposição para adultos, crianças e até animais de estimação está atraindo a atenção de consumidores de todas as idades para o Halloween.”, afirma Matthew Shay, presidente e CEO da NRF.
“E, com o feriado caindo numa sexta, esperamos um número recorde de consumidores tomando as ruas, visitando casas assombradas e fazendo celebrações inesquecíveis.”, complementa Shay.
No total, os consumidores devem gastar mais de US$ 7,4 bilhões no Dia das Bruxas de 2014 e quase 40% desse dinheiro será consumido com trajes e fantasias, segundo o estudo.
Com os recentes lançamentos de animações e filmes voltados para público infantil, a tendência é que as fantasias mais vendidas sejam dos personagens do desenho Frozen, da Disney, e das Tartarugas Ninjas, além de princesas, animais e Homem-Aranha.
Já os adultos, segundo o estudo, estão apostando nos clássicos: bruxas, animais, piratas, zumbis e Batman.
Ainda segundo o estudo, 14% das pessoas que vão celebrar a data pretendem vestir seus bichos de estimação a caráter, percentual ligeiramente superior ao do ano passado. No Walmart, a categoria de fantasias para pets é uma das que mais cresce. A venda on-line já superou a do ano passado, informa a varejista.
Para incentivar esse tipo de compra várias redes já investiram em ações promocionais para divulgar as linhas exclusivas para os bichinhos. Confira abaixo o vídeo da Pet’sMart:
Como de costume, a maioria dos consumidores vai procurar na internet e em lojas ideias de fantasias. No entanto, o Pinterest também é uma fonte de inspiração em potencial: 11% do público pesquisará na rede social, contra 9% no ano passado.
Varejistas com ofertas agressivas de desconto como Walmart e Kmart são os principais destinos de compras para 50% dos consumidores. Lojas de fantasias como Party City atraem um terço dos shoppers. E os varejistas estão tentando capturar a atenção dos clientes com campanhas promocionais.
A loja Party City lançou um clipe com a famosa Thriller para divulgar as novidades do Halloween 2014:
Neste ano, um número menor de americanos está se sentindo pressionado pela economia: 19% dos consumidores disseram que a economia vai afetar seus planos para o Halloween, contra 25% no ano passado. Este é o menor patamar do índice desde 2009.
O mercado promocional também tem se aproveitado da data para investir em ações diferentes e macabras. A SKY, por exemplo, aproveitou não só o feriado mas também o lançamento da nova temporada de The Walking Dead para pregar uma peça em Viena, na Áustria.
Quem também aproveitou a data foi o Universal Orlando, que deu vida ao clássico filme de terror Halloween. O parque criou uma casa mal-assombrada para receber os visitantes até o dia 1º/11 em um evento icônico. (Reveja a notícia aqui)
No Brasil, o feriado ainda está ganhando forças, mas já vem demostrando grande aceitação entre empresas e marcas.