O Hana Matsuri, o primeiro festival japonês de 2015 em Curitiba, já tem data marcada. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, mas o local ainda não foi definido.
Em 2014, o festival aconteceu no Parque do Centenário – Memorial da Imigração Japonesa e teve uma boa recepção do público. O local foi criado em 2008, ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e foi inaugurado em 2012 pelo então prefeito Luciano Ducci. O espaço foi criado exatamente para abrigar os matsuris.
O evento de cultura japonesa Hana Matsuri acontece desde 2005 em Curitiba e é conhecido como o Natal Budista.

Hana Matsuri significa “festa das flores” nome dado por causa da história do nascimento de Buda. Conta-se que logo após nascer, o pequeno Buda deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse “Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres”. Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.
Durante o festival acontece o cortejo, momento em que vários monges budistas e crianças caracterizadas percorrem o festival e trazem o Hanamido, um altar repleto de pequenas flores coloridas no qual está a estátua de Buda ainda criança.
Depois disso os visitantes podem ir ao Hanamido participar do Kanbutsue, que é o ato de dar o banho de chá doce (amacha) no pequeno Buda a fim de garantir paz e sorte para o resto do ano.