A Escola de Samba União da Ilha da Magia, de Florianópolis (SC), realiza os últimos preparativos para o Carnaval 2012. A agremiação, que foi a grande campeã em 2011, conta neste ano com o patrocínio da rede de lojas de departamentos Havan. A escola entra na Passarela do Samba Nego Quirido no dia 18 de fevereiro com o samba-enredo “Una Bella Storia”, dos compositores Sequinho do Cavaco e Douglas da UIM.
O enredo irá homenagear a Itália e faz parte da programação do Momento Itália-Brasil 2011/2012, promovido pela Embaixada da Itália em Brasília em parceria com os Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e São Paulo. A história percorre a Roma Imperial e as festas da época, as Saturnálias, onde os mortais desejavam ser deuses numa inversão de valores em que o rico vestia-se de pobre e vice-versa.
O desfile lembrará ainda a Roma da Idade Média, o Renascimento e grandes personagens como Galileu Galilei, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Nicolau Maquiavel e Cristovão Colombo. A partir daí a União da Ilha da Magia contará a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil e a miscigenação entre a cultura dos dois países, dando origem aos ítalo-brasileiros. A escola canta a alegria destes dois povos – brasileiros e italianos – e elege o Carnaval o símbolo desta bela história.
Como patrocinadora master da escola, a rede de lojas de departamentos Havan terá a marca exposta nas camisetas e outros materiais da agremiação. O diretor-presidente da rede, Luciano Hang, falou da oportunidade de patrocinar uma escola de samba no Carnaval de Florianópolis, um dos mais bonitos e bem organizados do sul do Brasil.
“No ano passado a Havan patrocinou a Unidos da Coloninha, através do apoio a um projeto social e neste ano, através do Momento Itália-Brasil, apoia a Unidos da Ilha da Magia, que foi campeã em 2011. É uma alegria para nós patrocinar a cultura e uma manifestação popular tão expressiva. É uma forma de estarmos junto da comunidade, na região de Florianópolis, onde a Havan tem 5 lojas”, conta Hang.
O presidente da União da Ilha da Magia, Valmir Braz de Souza, disse que o patrocínio da Havan, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (que prevê a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais) veio em boa hora. “A parceria com a Havan permitiu que a escola finalizasse seu projeto para a Passarela do Samba, buscando o bi-campeonato. Com essa parceria não temos dúvidas de que seremos campeões”, frizou Souza.