A partir deste mês, a Heineken dá início a um projeto que visa levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 Capitais brasileiras, até 2030.
O compromisso firmado pela marca faz parte da estratégia da cervejaria em alavancar o uso de fontes limpas de energia, iniciado a partir da produção da cerveja com energia 100% renovável, anunciado em dezembro de 2020.
Leia também: Grupo Heineken é o novo patrocinador do Allianz Parque.
Agora, o objetivo é ir além da produção, facilitando o acesso a pontos de venda, com benefícios aos negócios dos parceiros e maior impacto ao meio ambiente.
Por meio da adesão a iniciativa, bares e pontos de vendas podem ter uma redução de até 40% em suas contas de energia. A participação é gratuita, sem taxas de adesão, sem instalação e sem fidelidade.
O estabelecimento só precisará se cadastrar em uma plataforma digital que vai conectá-lo a uma fonte de geração de energia verde. A distribuição de energia será feita normalmente pela rede da concessionária de energia, e o estabelecimento não terá nenhum tipo de custo, taxa de adesão, ou necessidade de qualquer adaptação no sistema elétrico atual.
“O movimento reforça nosso compromisso com o planeta, e um novo passo para um futuro mais verde para as próximas gerações. É uma parceria em que conseguimos levar uma alternativa inovadora, ecologicamente sustentável e que beneficia a cadeia de negócios.”, comenta Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken no Brasil.
Fases do Projeto
O projeto, operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável, entra em fase piloto em agosto, inicialmente em Florianópolis, Curitiba e Cuiabá. Em outubro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Goiânia, Distrito Federal, e Rio de Janeiro passam a figurar na lista de Capitais atendidas.
Para facilitar a adesão dos pontos de venda parceiros da cervejaria, a Heineken disponibiliza o site onde é necessário fazer um breve cadastro. A partir de 2022, o programa já atenderá 19 Capitais brasileiras, sendo elas: Maceió, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luis, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Palmas e Brasília – DF.
Com isso, a Heineken almeja chegar no ano de 2030 com 50% de seus pontos de venda beneficiados pelo programa. A disponibilidade do serviço será ampliada gradualmente, para além das capitais federais. A rede de atendimento estará disponível no portal.
“Definimos metas de sustentabilidade ambiciosas e sabemos que será uma longa jornada de múltiplos esforços, e nossas marcas têm papel fundamental em realizar ações concretas que cheguem até nossos clientes e consumidores. O compromisso da marca está alinhado com a estratégia de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil de neutralizar as emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040.”, afirma Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.
Heineken Green Your City
O projeto de energia distribuída é parte da plataforma recém lançada Green Your City, um movimento da marca Heineken para ressignificar o espaço urbano e a vida noturna pós-pandemia, de forma colaborativa e responsável, tendo como um dos pilares parcerias com espaços que também pensam a cidade diferente.
O objetivo é ir além de aporte financeiro, propondo um elo entre o agora e o futuro, garantindo que estes espaços sociais estejam sempre presentes na rotina de quem estava acostumado a aproveitar a agenda de eventos culturais.
“A ideia é que possamos apoiar de ponta a ponta os nossos parceiros, na energia que eles utilizam, nas atrações que envolvem o público e oferecendo soluções de circularidade para os resíduos, criando assim um futuro cada dia mais verde.”, explica Gabriel.
Neste primeiro momento, a Casa de Francisca, Bona Casa de Música, ambos lugares emblemáticos da capital paulista, e outros pontos culturais dos mais variados segmentos farão parte da iniciativa, entre eles Exit, Audio Club, Fatz + Praça, Heavy House, Estepe, Cavepool, e o Studio SP, casa famosa em São Paulo que fechou suas portas em 2013, e que agora retomará suas atividades com apoio da marca. Novas parcerias e iniciativas da plataforma serão divulgadas em breve.
Saiba mais sobre as ações de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil no site.