Uma infelicidade surpreendente ocorreu em janeiro, quando um homem chamado Elvis François sobreviveu 24 dias a bordo de seu barco, comendo ketchup. A cobertura da mídia sobre o caso deu algumas ideias para a Heinz, que lançou uma busca para encontrar o náufrago e lhe oferecer um grande presente.
Resumindo-a história, Elvis François estava consertando seu veleiro perto da ilha de Saint-Martin, no Caribe, quando fortes correntes o arrastaram para o mar. Antes que ele içasse a vela, o barco já estava muito longe da costa e o marinheiro de 47 anos não teve como entrar em contato com ninguém.
Os problemas nunca vêm um de cada vez: o casco do barco começou a vazar, o que o obrigou a esvaziar repetidamente a água; seus sinais de socorro não funcionaram; e ele quase não tinha comida a bordo, além de um frasco de ketchup, alho em pó e caldo tipo Knorr, que ele misturava com água. Após 24 dias de luta, ele foi encontrado por um navio porta contêiner que o levou de volta a Cartagena, na Colômbia.
A Heinz, para fazer uma homenagem à coragem do homem, se desafiou a encontrá-lo e lhe dar um novo barco de última geração. Para isso, a marca resolveu enviar uma garrafa para o mar em uma ação em sua conta no Instagram, contando com a ajuda de sua comunidade de fãs na internet, usando a hashtag #FindTheKetchupBoatGuy.
Finalmente, a Heinz localizou Elvis François em sua Dominica natal após compartilhar sua missão de comprar um novo barco nas redes sociais.
“Recebemos milhares de curtidas, compartilhamentos e mensagens de gentileza em nossa busca para encontrar Elvis François“, disse a Heinz em um post no Instagram. “Foi um incrível esforço conjunto em seis continentes que levou às centenas de artigos e leads e ao nosso contato com Elvis“.
A Heinz agradeceu aos repórteres locais do noticiário dominicano EmoNews por finalmente conectá-la com François. A empresa disse que está “trabalhando os detalhes logísticos para dar a ele seu novo barco”.
O EmoNews confirmou em um post no Facebook que representantes da Heinz se encontraram com François via Zoom na sexta-feira, 25/02.
A empresa disse que seu post no Instagram alcançou 4,8 milhões de pessoas e obteve mais de 4.000 curtidas, o que foi um recorde para a marca.
De fato, foi uma forma original de surfar nas notícias e nesse acontecimento épico que, felizmente, terminou bem, ao mesmo tempo em que a marca fez uma genial ação de comunicação cheia de originalidade.
A marca tem se destacado pelas campanhas e produtos irreverentes, como o recente lançamento da Heinzzola, uma pizza com a borda de ketchup.