A PUMA lança hoje (25) o mini-documentário “A Onda do Break”, feito em colaboração com o coletivo MAD LAB RATS e a A21 Films. O filme conta a história do início do breaking em São Paulo, que ocorreu ao mesmo tempo que o surgimento do movimento Hip Hop no Brasil, além de ser o pontapé inicial da nova campanha do sneaker clássico da marca, o PUMA Suede.
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Os primeiros movimentos organizados do breakdance na capital paulista aconteceram no Largo São Bento, entre 1985 e 1988. Jovens que vestiam conjuntos de moletom e sneakers nos pés, dançavam enquanto MCs soltavam suas primeiras rimas e grafiteiros distribuíam sua arte pelas paredes das ruas.
Adolescentes, que receberam influência do filme Beat Street (1984), tomaram conta da estação São Bento do metrô e criaram um dos primeiros movimentos organizados do Hip Hop no Brasil.
Foi nessa época que apareceram as gangues Back Spin, Crazy Crew, Nação Zulu e Street Warriors, que eram as principais do movimento, além de figuras como OSGEMEOS, Thaíde, DJ Hum, Mano Brown e MC Jack, que estavam começando a se destacar no cenário.
Além dos nomes já mencionados, o mini doc conta com relatos de personagens como Nelson Triunfo, considerado o pioneiro do Hip Hop no Brasil, e ainda de Doze Green, considerado um dos pioneiros do Hip Hop mundial, e um dos participantes do filme Beat Street, membro da Rock Steady Crew.
Para o documentário, a PUMA personalizou 50 pares do célebre Suede e reeditou com fidelidade os agasalhos históricos usados pelas quatro crews, permanecendo com a paleta de cores característica de cada uma delas, feitos exclusivamente para o filme.
Ontem (24), a marca alemã reuniu o elenco completo do documentário em uma première exclusiva no Cine Marabá, local da primeira exibição do filme “Beat Street” no Brasil e onde os primeiros breakers brasileiros iniciaram sua paixão pelo Hip Hop.
O filme é um divisor de águas para o movimento no Brasil, por ter servido de inspiração para a formação das primeiras crews e os rachas no largo do metrô São Bento.
““A Onda do Break” é um ótimo exemplo da liberdade criativa que uma marca como a PUMA pode entregar, quando, quem conta a história são os próprios personagens que a viveram. Em uma época na qual todos querem ser protagonistas, aprendemos que deixar legados culturais e sociais é mais importante do que falar de si. As marcas devem retornar para a cultura aquilo que um dia a cultura trouxe para elas”, afirma Tiago Mari, produtor executivo e idealizador do documentário.
A história da PUMA se confunde de maneira natural com a história do Hip Hop, desde quando o Suede surgiu nas primeiras batalhas de dança no South Bronx, nos anos 70, até o filme Beat Street, nos anos 80, em que a marca forneceu os agasalhos e tênis.
Uma curiosidade é que alguns personagens do movimento, como Thaíde, afirmaram que eles costumavam imitar as roupas da PUMA que ainda não estavam disponíveis no Brasil.
Além disso, há relatos de que os amigos também tinham o costume de criar modelos imitando o Suede, usando tênis comuns da época com tiras de couro coladas, para imitar o clássico da PUMA.
Desde 1968, o PUMA Suede desempenha um papel de vanguarda dos pontos de virada culturais, rompendo as barreiras de estilo e tendências. O sneaker é referência há mais de 50 anos, um ícone do passado que permanece como um clássico do presente e futuro, proporcionando um impacto significativo na sociedade e cultura.
Assista o Documentário online a partir de amanhã (25), em youtube?com/PUMA?
Em colaboração com o Canal Rap Falando, a PUMA fez uma transmissão ao vivo do evento ontem no Twitch da Rap Falando (link)
O lançamento de “A Onda do Break” tem a parceria oficial da HYPEBEAST Brasil, maior autoridade global em streetwear e cultura urbana, que vai continuar com esse projeto em parceria com a PUMA Brasil.