Há 26 anos, Nova York sedia o maior evento brasileiro fora do Brasil, O Brazilian Day New York 2010 que acontece sempre no mesmo local, na Rua 46, também conhecida como Little Brazil. Neste dia, o Brasil toma conta de Nova York e cerca de 1,5 milhão de pessoas, ocupam 25 quarteirões, celebrando a nossa música, nossa cultura, e nosso jeito de ser. O evento transformou-se em um imenso sucesso, continuando, por anos, atraindo uma multidão cada vez maior, vinda de muitas partes dos Estados Unidos e de outros países.
Este ano a festa irá acontecer no dia de hoje (05/09), e contará com grandes nomes da música popular brasileira, incluindo Zezé de Camargo & Luciano, Carlinhos Brown e o nosso grande apresentador Luciano Huck para comandar o evento.
A abertura oficial do Brazilian Day será feita por um grupo musical local, escolhido por sorteio, no show do Parangolé, realizado em Newark no dia 07/08, chamado “Dendê & Hãhãhães”. A apresentação será seguida do show do famoso DJ Marlboro e muito agito com a Turma do Caldeirão.
O palco principal, localizado na 43 Street e Avenida 6th Avenida vai sediar o mais popular duo sertanejo do País, Zezé Di Camargo & Luciano, e terá ainda a presença da música baiana com seu mais autêntico representante Carlinhos Brown, aclamado internacionalmente. O show será apresentado por Luciano Huck, conhecido apresentador da televisão brasileira.
Um segundo palco será montado entre a Rua 46 e a Madison Avenue e vai sediar uma festa de vários DJs, entre eles Raul Boesel, Ray Briones, Rodrigo Vieira, Marcos Carnaval e Luis Campos numa mistura de sons variados de música eletrônica, house music tradicional brasileira, urbana eletrônica e outras surpresas.
Os promotores do Dia do Brasil, o jornal The Brasilians e o Bacc (Brazilian-American Cultural Center), com apoio da TV Globo Internacional, esperam para o 05/09 de 2010 uma multidão maior para a festa, em comparação aos anos anteriores.
Dessa maneira, o Brazilian Day não é somente um festival, mas transformou-se também no grande celeiro da identidade e da comunidade brasileira nos Estados Unidos.
É neste dia que brasileiros vindos de todos os cantos do País, se reúnem, tornando-se visíveis e alcançáveis, sempre unidos na alegria de exibir o orgulho de ser brasileiro e viver a sensação, embora longínqua, no dia-a-dia de imigrante anônimo, de pertencer a uma grande família.