A HP Brasil, parceira pioneira do Instituto Akatu, celebra o lançamento do Edukatu, rede de aprendizagem que pretende estimular a troca de conhecimentos e práticas sobre o consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental como parte essencial na formação de crianças e jovens como futuros agentes de uma sociedade mais sustentável.
O lançamento do Edukatu é a continuação da parceria entre HP e Instituto Akatu, que teve como partida o projeto “Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental”, ministrado em diversas escolas públicas do Brasil em 2008.
Esse programa capacitou mais de 300 professores e três mil alunos e sua expansão se deu com o Consciente Coletivo, uma série de vídeos que tem como intuito disseminar a mudança no comportamento da população, direcionando a um consumo preocupado com a sustentabilidade. O vídeo atingiu cerca de 40 milhões de espectadores.
Para Kami Saidi, diretor de Operações e Sustentabilidade da HP Brasil, essa parceria é parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade e a educação para o consumo consciente tem o objetivo de mostrar como cada pessoa pode contribuir para um mundo mais sustentável.
“Tudo começa com a educação, já que é a forma mais eficaz de construir uma estrutura de valores. Além de cuidar de quem está consumindo hoje, também temos que cuidar de quem vai consumir no futuro”, avalia o executivo.
“Nós queremos que os consumidores sejam boas sementes para um mundo melhor, e queremos fazer isso a partir da criança e do jovem”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.
Essa nova rede de aprendizagem é uma inovação para a educação brasileira, ao investir em novas metodologias de ensino e na adaptação às novas tecnologias. Desde seu início, foi desenvolvida a partir da opinião de educadores e estudantes e serve de exemplo para futuras iniciativas.