A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AP) e Associação de Cervejeiros Artesanais (Acerva) apresentaram no último final de semana o projeto do I Festival de Cerveja Artesanal do Amapá, que será nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.
O evento é gastronômico e vai movimentar o período carnavalesco em Macapá, e tem como proposta realizar a festa popular, com atrações musicais de carnaval e rock ao vivo, com comida e bebida produzidas artesanalmente, e dentro do conceito de festa com sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e com segurança para os participantes e vizinhança.
Sete empresários do setor estarão participando. As cervejarias Trina, Banca Rio’s e Haus Bier Micro Cervejaria, estarão comercializando suas bebidas artesanais, e disponibilizando 20 tipos de cerveja; e cinco restaurantes, Rustic Hamburgueria, Salviano Charcutaria Artesanal, Steak Express Gourmet, Primo Piatto e Ostelaria II, com petiscos e sanduíches que harmonizam com as cervejas.
Cada restaurante irá comercializar três pratos. As porções individuais serão comercializadas a R$ 15,00. Kits com camisa, caneca e camisa do Festival podem também ser adquiridos nos restaurantes e cervejarias participantes.
O Festival é uma alternativa para quem quer aproveitar o feriado de carnaval para aliar folia, festas à gastronomia e cerveja especiais. A coordenação está trabalhando o conceito de sustentabilidade e consumo responsável, seguindo os objetivos deste tipo de empreendimento, orientando quanto ao lixo e resíduos, e para o uso de banheiros para evitar transtornos para a vizinhança. Para garantir segurança, é sugerido o uso de aplicativo para transportar os público, e a evento terá suporte da Polícia Militar, CTMac e segurança privada. A programação inicia sempre às 18h e encerra à meia-noite.
O brincante que for participar do I Festival de Cerveja Artesanal estará em um ambiente organizado e não pagará para entrar. O palco será montado junto aos estandes ao longo da rua, que será fechada para preservar a segurança, apesar do evento ser aberto para o público, que paga apenas o consumo. A estrutura é de responsabilidade da Prefeitura de Macapá, que é parceira dos realizadores. Em cada dia do evento, duas atrações estarão no palco, para o público que gosta de samba e de rock alternativo, com cerveja e comida artesanal, a preço de custo.