Com os 16 finalistas já selecionados e prontos para duelos repletos de criatividade e improviso, está quase na hora da grande Final Nacional do Red Bull FrancaMente, um dos principais campeonatos de rima do Brasil.
Leia também: Atenas produz festival para Eisenbahn com foco em música, gastronomia e cerveja
Em sua terceira edição, o torneio é realizado no Auditório Ibirapuera, um local emblemático da capital paulista, projetado por Oscar Niemeyer.
Em um clima que mistura bastante cultura urbana, música e arte, grandes talentos nacionais do rap vão se reunir neste sábado (30), às 19h, em um tipo de “ringue lírico” em busca do título nacional.
Aberto-ao público e com entrada gratuita, o evento terá a liderança de Rashid, um dos mais importantes nomes do rap no Brasil que, de maneira especial, volta ao lugar que foi o seu berço na cultura hip-hop, mas, agora, como apresentador.
“Vejo essa experiência como continuidade, uma forma de fortalecer ainda mais o elo entre minha geração de MC’s de batalha e a geração de agora – que é incrível. Simbolicamente, é como ver um ciclo se completando, já que um dia eu fui um desses talentos ali esperando minha vez de rimar”, recorda Rashid que, atualmente, possui mais de 1 milhão de ouvintes mensais nas plataformas de áudio e acaba de lançar o single “Pílula Vermelha, Pílula Azul“, que dá início a uma nova fase na carreira do artista.
“Quando a gente olha em volta e percebe a quantidade de artistas que foram revelados nas batalhas, fica fácil entender o tamanho da importância disso. Quanto mais estrutura nossos talentos tiverem, mais longe eles e elas chegarão”, conclui.
Com curadoria de Kamau, o torneio possui um júri de peso e grandes referências da cena, incluindo Bob13, Clara Lima, Slim Rimografia, Léo Cezário e Jupitter Paz, que vão avaliar os competidores.
O cantor PK Freestyle vai comandar a apresentação do chaveamento, e a dupla Carol Anchieta e Mamuti ficará encarregada pela transmissão ao vivo do evento para o público que não conseguir comparecer presencialmente, no Youtube.com/RedBullFrancaMente, e também no Tik Tok @redbullbr.
O evento reúne talentos de norte a sul do Brasil e conta com patrocínio do Spotify, tendo passado por cidades como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), que foram sede das seletivas regionais da competição, de onde saíram 10 finalistas, que vão se unir aos wildcards (convites especiais que selecionam alguns nomes com base em desempenho e forte participação na cena) na grande Final.
O Red Bull FrancaMente é a versão em língua portuguesa do Red Bull Batalla, uma das maiores competições de rap do planeta, que é realizada em países de língua hispânica há mais de 15 anos e costuma receber mais de 17 mil inscritos por ano.