Segundo dados da pesquisa DNA Torcedor, mapeamento do Ibope Repucom sobre os hábitos e comportamentos dos fãs de futebol no País, o relacionamento e a busca de informação são os principais motivadores para o acesso à internet: nove em cada dez internautas brasileiros acessam comunicadores instantâneos (93%) e serviços de e-mail (92%).
O uso de redes sociais também é frequente entre os fanáticos por futebol: 89% deles declararam ter usado as plataformas de mídia social nos últimos 30 dias, reforçando que este é um hábito consolidado entre os fãs do esporte. Foram entrevistados cerca de 80 milhões de internautas brasileiros, com 18 anos de idade ou mais, nas cinco regiões do Brasil.
Além do uso da internet como um canal para socialização e diversão, os torcedores fanáticos de futebol também usam o digital para se informar sobre esportes. 43% dos fanáticos por futebol acessam sites e redes sociais de atletas/jogadores. Este hábito entre os fanáticos por futebol é 54% superior à população em geral, onde 28% afirmaram acessar sites de atletas e jogadores.
A Florida Cup 2018 – torneio de pré-temporada que reuniu clubes de seis países, incluindo os brasileiros Atlético Mineiro, Corinthians e Fluminense – é um exemplo de exploração eficiente da afinidade do fanático por futebol com a internet. A organização do evento ampliou seus esforços nas ativações com conteúdos digitais e em parceria com influenciadores, como os apresentadores do canal Desimpedidos, o ex jogador e comentarista Denílson e o rapper Fabio Brazza, entre outros.
A estratégia digital mostrou resultados expressivos: os conteúdos postados nas contas oficias do evento somados às postagens dos influenciadores atingiram um volume de mais de 4,5 milhões de interações, cerca de 16 vezes superior ao volume de interações com os posts da edição de 2017.
"As ativações em parceria com patrocinadores são parte fundamental do processo de patrocínio. O alinhamento dos objetivos estratégicos coloca patrocinador e patrocinado em sintonia na busca dos resultados, e a escolha dos influenciadores com afinidade com o público é, sem dúvida, um canal fundamental para amplificação do conteúdo, sobretudo no mundo digital.", explica José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom.
Nesta última edição, a Florida Cup buscou expandir a abrangência de suas marcas parceiras internacionais, incluindo ativações realizadas em parceria com a Adidas, no evento Tango League, e com a Universal Orlando Resort, com a "Florida Cup Fan Fest", evento realizado nas dependências do complexo da Universal (principal patrocinador) e que contou com a presença de grandes astros da música brasileira, como Fernando e Sorocaba, aproximando a relação com o público.
"O Brasil é um mercado chave para o turismo da Flórida, algo que pode ser melhor explorado pelo potencial que o futebol tem de comunicação através da emoção. Nosso objetivo continua sendo promover cada vez mais uma experiência integrada de paixão pelo esporte e entretenimento entre amigos e familiares em parceria com nossos patrocinadores.", comenta Ricardo Villar, CEO da Florida Cup.