Uma imagem de Cristo Redentor vestindo uma camisa de futebol cobrindo seu rosto faz parte da ação publicitária que a Landbroke, empresa portuguesa que atua no segmento de apostas, veiculou nesta semana na RAI, TV estatal italiana.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro, titular dos direitos de imagem do monumento, disse que as imagens foram utilizadas sem autorização.
Imagem: Reprodução.
Confira o comunicado enviado por ela à imprensa:
“Vestir o maior símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil com uma camisa que estampa a marca de uma empresa de apostas e ainda cobrindo seu rosto, além de tratar-se de um ato obviamente desrespeitoso e provocativo, reveste-se de flagrante ilegalidade, eis que as imagens foram reproduzidas publicamente ao arrepio de qualquer autorização da titular dos direitos materiais e intelectuais do monumento, violando direitos morais.
A Arquidiocese, prezando pelo valor social, cultural e religioso da Obra, esclarece que adotará todas as medidas jurídicas disponíveis para a cessação e exclusão do uso desautorizado da imagem do monumento, bem como para a obtenção da justa indenização pela ocorrência do ilícito.
Aproveitamos para informar que caso semelhante de uso indevido da imagem do Monumento ao Cristo Redentor em campanha relacionada à Copa do Mundo, foi realizada pela emissora de televisão italiana RAI, caso este que também está sendo tomada todas as medidas judiciais cabíveis.”