Se tem algo que o brasileiro gosta é de estar conectado e principalmente, usar as redes sociais. De acordo com o relatório “Digital 2021”, cerca de 70,3% da população utiliza alguma rede social no seu dia a dia.
Além disso, somos um dos países que mais passa tempo on-line, a média diária é de 3 horas. Essas informações refletem as profundas mudanças no modo como nos comunicamos, inclusive na comunicação corporativa.
Leia também: Patrocínio da Havan ao Fla gera discordância.
Buscando aliar tudo isso, a Havan lançou neste mês de junho, o “Encantar”, rede social corporativa destinada à comunicação interativa com os mais de 20 mil colaboradores.
A-novidade fez parte das ações que marcaram os 35 anos da Havan, celebrado no dia 26 e foi apresentada aos colaboradores em uma live especial.
A coordenadora de Marketing Institucional da Havan, Ana Maria Leal da Veiga, detalha que o objetivo da nova plataforma é garantir uma comunicação assertiva entre toda a equipe Havan.
Atualmente, a varejista conta com 160 megalojas em 19 Estados brasileiros, o que torna ainda mais desafiador levar a informação de maneira homogênea para toda a rede.
“Nós contávamos com um formato de comunicação passiva. Então, fomos buscar uma ferramenta que possibilitasse ter um processo interativo e ágil com todas as equipes. Mais que passar a mensagem, queremos saber como ela chega aos colaboradores e como eles a receberam.”, explica.
Transformação Digital
Os colaboradores têm acesso ao Encantar por meio de um aplicativo disponível tanto para smartphones, como computadores. Na plataforma, os usuários vão acessar a intranet, compartilhar o dia a dia de trabalho, interagir com as publicações dos colegas, e, principalmente, farão parte de um ambiente profissional democrático e colaborativo.
“Queremos que seja uma plataforma de troca e de valorização do colaborador. A Havan está passando por um grande momento de transformação digital. A implantação da rede social corporativa é uma iniciativa muito importante, pois demonstra que esse processe está acontecendo de dentro para fora.”, enfatiza o head de Transformação Digital da Havan, Matheus Hang.
A solução foi desenvolvida pela Dialog, uma startup de comunicação interna e de RH, que conta com cerca de 250 mil colaboradores na sua base de usuários, atendendo mais de 50 empresas diferentes, todas de grande porte e muitas do segmento de varejo.
“É motivador contribuir com os pilares de transformação digital e engajamento dos colaboradores de uma varejista do tamanho da Havan. Acreditamos que nosso aplicativo contribuirá para aumentar o envolvimento dos times com a empresa e, consequentemente, a performance do negócio.”, destaca o CEO da startup, André Franco.
Ana Maria salienta que já na fase de testes, os colaboradores responderam com muito entusiasmo ao Encantar. Desde o primeiro momento, o engajamento das equipes e a interação na plataforma mostrou que a iniciativa fará um grande sucesso.
“Estamos bastante entusiasmados e acreditamos que será um grande avanço em prol do colaborador. Somos uma organização com uma cultura muito forte e quisemos dar esse presente de aniversário para aqueles que refletem todos os dias o jeito Havan de encantar os clientes. Nossos colaboradores são peça-chave do nosso sucesso.”, conclui.
Foto: Divulgação.