Experiência de Marca

Inspiração e atitude: grandes resultados

Consciente do aumento da concorrência, as empresas utilizam-se de técnicas de marketing cada vez mais modernas. O marketing e a comunicação estão em todas as áreas, seja em uma pequena, média ou em uma grande companhia. A forma como as ações de marketing são planejadas e trabalhadas é estritamente importante para a definição das características de posicionamento externo e interno da empresa.

Gabrielle Teco*

Consciente do aumento da concorrência, as empresas utilizam-se de técnicas de marketing cada vez mais modernas. O marketing e a comunicação estão em todas as áreas, seja em uma pequena, média ou em uma grande companhia. A forma como as ações de marketing são planejadas e trabalhadas é estritamente importante para a definição das características de posicionamento externo e interno da empresa.

Lidero uma equipe de marketing e comunicação em uma pequena empresa do segmento de tecnologia da informação. Desde quando iniciamos o desenvolvimento e a prática de campanhas e ações de marketing, percebemos um aumento substancial na produtividade e rentabilidade da empresa. Mesmo com orçamento enxuto, conseguimos explorar e adaptar as propostas. O segredo está em refletir e agir como uma grande companhia.

Ter atitude de grande não significa comparar-se a uma grande empresa, mas adequar funcionalidades e práticas de gestão realizadas pelos maiores exemplos do mercado. Transferido para área de marketing, é importante que os profissionais de pequenas empresas tenham conhecimento de programas realizados por multinacionais, por exemplo. Não quero dizer para copiar os projetos e campanhas, mas analisar o que determinado conteúdo pode agregar a sua estratégia. Inspirar-se!

Recentemente, cadastramos nossa equipe para conhecer as dez melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Já realizamos visitas ao Google para conhecer o ambiente e a forma de trabalho de uma das maiores empresas mundiais. É, sem dúvida, um estímulo aos nossos colaboradores.

Participar em grandes eventos nacionais, também pode trazer grandes resultados. A exposição em feiras setoriais e trabalho contínuo na mídia são algumas das formas que apostamos para o crescimento acelerado e profissionalização da equipe.

Porém, pensar como grande não é apenas planejar ações de marketing em certo período. Temos que melhorar, inovar e acrescentar conteúdo aos projetos. Desta forma, nada adianta realizar ações em um ou dois anos e depois simplesmente esquecer que elas existem. É preciso trabalhar e investir continuamente para manter a força e a credibilidade da empresa no mercado.

Para se manter no mercado, é preciso modernização e ter em mente que ser uma empresa jovem não é, necessariamente, atuar de forma reclusa ou moderada. Já definir as atuações, em curto ou longo prazo, propicia à empresa um posicionamento diferencial e um avanço frente à concorrência.

Para que todas as metas estipuladas obtenham os resultados esperados, é importante intercalar as ações de marketing externas e internas. Os funcionários são responsáveis por fazer a empresa rodar e evoluir. Portanto, são as pessoas o fator primordial na hora de concretizar as ações.

No que se refere ao marketing interno em conjunto com RH, sabemos que possibilitar maior liberdade aos funcionários pode trazer resultados inimagináveis à empresa e ao entrosamento da equipe. Um colaborador que se sente valorizado é um funcionário mais criativo, feliz com o trabalho e evoluído pessoalmente e profissionalmente. O bem-estar do funcionário é o bem-estar de toda empresa e, com certeza, reflete na satisfação do cliente.

* Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Administração de Negócios com foco em Marketing pela FIA-FEA/USP, Gabrielle Teco é gerente de marketing da Acesso Digital.