No dia 16 de novembro, foi lançada a iniciativa “Bicicleta de Natal 2014”, que tem como objetivo doar 500 bikes a crianças carentes. A ação de marketing sustentável é promovida pelo Instituto Cicloativo do Brasil com apoio do Metrô do Estado de São Paulo.
Em todos os domingos, das 8h às 17h, até o dia 14 de dezembro, qualquer pessoa poderá levar sua doação – vale bicicleta nova ou usada -, no posto de coleta instalado na praça em frente ao terminal urbano da Estação Vila Mariana.
Fotos: Metrô de São Paulo.
No local, há uma estrutura formada por dois contêineres que contam com oficina para que, se necessário, as bicicletas sejam reformadas e ajustadas.
Quem quiser ajudar no conserto das peças voluntariamente, basta comparecer ao posto e obter as dicas do workshop de mecânica básica de bicicletas. As unidades doadas serão posteriormente levadas para comunidades da Baixada Santista.
Além da questão social, o projeto preocupou-se em ser sustentável também no quesito ambiental. Foi criado um sistema de limpeza de peças que recicla a própria água e não libera efluentes.
A água das chuvas será captada e armazenada em uma cisterna, passando em seguida por filtragem antes de sua reutilização na limpeza das bikes.
A campanha “Bicicleta de Natal” integra o projeto “Bike Viva”, que tem como objetivo capacitar os próprios jovens que recebem as doações para que eles possam manter as bicicletas da comunidade sempre em condições seguras para circulação.
Por conta disso, além de um curso para reparo voltado aos jovens, a ideia é instalar uma “bicicletaria comunitária”, montada em contêineres e com todas as ferramentas necessárias para que os conhecimentos adquiridos sejam colocados em prática.