O Instituto Reação, organização que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do judô e da educação, inaugurou sua primeira unidade fora do Rio de Janeiro (RJ), no dia 4 de março.
Com o apoio do Banco BV, que desde 2018 incentiva institutos que unem esporte e educação, Cuiabá (MT) foi a cidade escolhida para receber o Reação, que terá como embaixador e responsável o judoca David Moura, campeão Pan-Americano e que busca uma vaga para Tóquio.
Localizada no bairro de Três Barras, a unidade cuiabana do Reação foi construída nas dependências da Emeb Prof. Firmo José Rodrigues, em parceria com a Prefeitura da cidade, e tem capacidade para atender cerca de 270 crianças e adolescentes.
“Sempre foi um sonho levar o Reação para outras cidades do Brasil e para um número cada vez maior de crianças e jovens. Não por acaso nosso primeiro polo fora do Rio de Janeiro é em Cuiabá, terra do grande amigo e vice-campeão mundial David Moura, que vem brilhantemente defendendo nossa bandeira nos últimos anos. Estamos muito felizes com mais essa conquista ao lado de um parceiro tão especial como o Banco BV.”, afirma um dos idealizadores e presidente do Instituto Reação, Flávio Canto.
“O Banco BV acredita que o esporte é uma grande ferramenta de inclusão e transformação social. Apoiar a expansão do Instituto Reação em Cuiabá é mais um reforço de que nosso patrocínio, que completou um ano em 2019 e atendeu mais de 1.800 pessoas (crianças e adolescentes no Rio e em Cuiabá), tem o compromisso de suportar o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte.”, afirma Claudia Furini, superintendente de Marketing e Sustentabilidade do banco BV.
A unidade do Reação em Cuiabá conta com professores capacitados para ensinar os conceitos e habilidades do Judô dentro dos tatames, mas também transmitir valores de desenvolvimento humano e inclusão social para a vida dos alunos e seus familiares.
“Uma grande conquista para Cuiabá. E com certeza a maior conquista da minha carreira. Sou atleta do Instituto Reação há oito anos e sei o poder transformador do trabalho feito com seriedade e estou muito feliz e realizado em poder desenvolver isso também na minha cidade.”, comemora David Moura.
Idealizado e fundado em 2003 pelo judoca Flávio Canto e seu técnico Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação atua em polos no Rio de Janeiro como: Rocinha, Cidade de Deus – Taquara, Cidade de Deus – Iniciação, Rocha Miranda,Tubiacanga, Pequena Cruzada, Solar Meninos de Luz e Cuiabá (MT).
Além do David Moura, um dos principais nomes do Judô mundial na categoria Peso-pesado, Rafaela Silva, campeã olímpica nos Jogos do Rio 2016, foi um talento lapidado no Reação, onde conheceu e iniciou no Judô aos 8 anos de idade.
Fotos: Marcello Zambrana.