Experiência de Marca

Integração entre o e-mail marketing e as redes sociais

Para garantir que seu negócio tenha um feliz Natal, é preciso passar a visualizar ações dentro dessas redes e, uma forma extremamente eficaz para isso é a integração entre as campanhas de e-mail marketing e as ações nas redes sociais.

*Por VIRID.

Não há como negar, as redes sociais já fazem parte do cotidiano do internauta brasileiro. De acordo com dados da Experian Hitwise, a ferramenta de inteligência digital da Experian, a categoria ‘Redes Sociais e Fóruns’ é a segunda mais acessada pelos usuários de Internet no Brasil, registrando 17,48% de market share de visitas na web no país em setembro de 2011, atrás apenas da categoria ‘Buscadores’, com 17,72%.

Ou seja, existe um público consumidor em potencial muito grande presente nas redes sociais. Para garantir que seu negócio tenha um feliz Natal, é preciso passar a visualizar ações dentro dessas redes e, uma forma extremamente eficaz para isso é a integração entre as campanhas de e-mail marketing e as ações nas redes sociais.

Abaixo, há cinco motivos que certamente farão você pensar na união dessas duas estratégias:

1. Rápida evolução no país: As redes sociais ganham cada vez mais força no Brasil e se expandem de forma viral. No mês de setembro deste ano, em queda, o Orkut atingiu 40,51% de market share de visitas da categoria de Redes Sociais e Fóruns da Experian Hitwise. Enquanto isso, o Facebook chegou ao segundo lugar do ranking da categoria, com 24,61% da preferência dos usuários de internet. O YouTube, 3º colocado, tem 17,80%, enquanto o Twitter aparece em 4º, com 2,63%. A 5ª colocação do ranking de market share de visitas fica com Badoo (2,27%), seguido de Windows Live Home (2,24%), Yahoo! Answers Brasil (2,23%) e Bate-papo UOL (1,43%). O Google+, lançado em junho de 2011, já figura na 9ª posição do ranking em setembro, com 0,65% de market share de visitas. O 10º lugar ficou com Habbo Brasil (0,58%).

2. Compartilhamento: Quando criar campanhas de e-mail marketing integradas com redes sociais, você abre a possibilidade de compartilhamento, em que a mensagem é disseminada. As redes sociais devem ser uma extensão do e-mail marketing. Com uma boa peça você permite que suas ofertas e produtos possam ir além da sua base de dados. Assim, sua mensagem pode atingir o amigo do amigo do seu cliente.

3. Conceito viral: Com a possibilidade de compartilhamento, quando bem desenvolvida a campanha, prezando por bons produtos, segmentação, atrativos e mensagem correta, levando conteúdo que estimule o compartilhamento, a ação pode ganhar proporções virais, alcançando em poucas horas milhares de visualizações e interações.

4. Projeção da marca: Com o e-mail marketing é possível ver a interação dos usuários com a peça desenvolvida. Porém, a partir das redes sociais, você pode identificar como sua marca está sendo recebida pelos consumidores, qual a relevância e posicionamento que ela tem no mercado e o que está realmente sendo dito sobre ela. Essa percepção agrega muito valor ao resultado gerado pelas métricas de e-mail marketing e, juntos, formam uma ótima avaliação de marca e mercado.

5. Elevação do ROI: A viralização nas redes sociais é um grande desafio e, uma vez atingida, o ROI pode explodir. A partir de redes como o Twitter e Facebook, promoções realmente impactantes podem cair no boca a boca das redes sociais, fazendo com que apenas o investimento na peça de e-mail marketing integrada torne-se tão relevante quanto uma propaganda durante o intervalo da final de uma Copa do Mundo. O foco das redes sociais é este: resumir o e-mail, postar nas redes sociais e tentar a viralização. Se você acertar na combinação, terá um bom retorno.

* VIRID, empresa do Grupo Experian especializada em envio e gestão de email marketing, proprietária da plataforma Virtual Target.