Experiência de Marca

Ir à Arena da Amazônia só de ônibus ou a pé

A medida, que integra o Plano de Mobilidade Urbana aprovado pela Fifa em maio de 2012, prevê a criação de linhas especiais de ônibus além das 242 já existentes.

O acesso à Arena da Amazônia durante a Copa de 14 só poderá ser feito a pé ou por meio do transporte coletivo. A medida, que integra o Plano de Mobilidade Urbana aprovado pela Fifa em maio de 2012, prevê a criação de linhas especiais de ônibus além das 242 já existentes.

Segundo o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango, estudos realizados pelo órgão em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) revelam que cerca de 69% (28,9 mil) dos 42 mil torcedores esperados para o evento devem utilizar o transporte coletivo para chegar ao estádio.

Segundo Capobiango, as ações previstas no plano são muito semelhantes às desenvolvidas nos grandes eventos que ocorrem anualmente na mesma região da cidade, onde também está localizado o Sambódromo e a Arena Amadeu Teixeira.

“A exemplo do que ocorre no Carnaval, Carnaboi e Boi Manaus, o trânsito também será alterado para viabilizar o deslocamento do público”, afirmou ele.

Com a interdição do fluxo de veículos particulares no entorno da Arena, totalizando um raio de aproximadamente um quilômetro, Capobiango explica que os carros particulares deverão ficar nos estacionamentos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Secretaria de Estado de Administração (Sead) e faculdades particulares existentes na área.

“Não podemos esquecer que os estacionamentos são particulares e serão explorados mediante pagamento”, frisou Capobiango.

Entre as avenidas interditadas no perímetro, destacam-se a Pedro Teixeira, Djalma Batista e Constantino Nery. A recomendação da Fifa é que as vias sejam bloqueadas seis horas antes do evento e duas horas depois.

A construção de novas vias e o alargamento de ruas foram descartados pelo órgão.