O município de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será sede, entre os dias 20 de abril e 06 de maio, do primeiro Festival da Palavra.
O evento contará com atividades voltadas para os estudantes das escolas municipais e também para a população em geral.
O Festival tem como objetivos despertar a atenção da população sobre a importância das palavras e das formas de comunicação na construção de relações harmônicas, respeitosas e verdadeiras; e inserir a cidade de Itaguara no circuito cultural do país, atraindo escritores, poetas, músicos, compositores, além de outros públicos formadores de opinião.
Atrações – O evento contará com as presenças ilustres do professor Pasquale Cipro Neto, convidado de honra e patrono; do escritor gaúcho Fabrício Carpinejar; e dos cantores e compositores Celso Adolfo e Rubinho do Vale.
Durante o período de realização do Festival, estudantes e moradores da cidade receberão formulários onde poderão registrar suas palavras preferidas e descrever o sentimento para cada uma delas.
As palavras citadas serão apresentadas em uma exposição no Ginásio Poliesportivo Municipal. Os autores mais criativos e originais receberão premiação e certificado.
A população também poderá participar por meio do “Caça-Palavra”, uma divertida brincadeira que consiste em encontrar palavras do léxico de Guimarães Rosa escondidas no cenário de Itaguara, por meio do uso de um binóculo, a partir de um mirante, no caso, as instalações do SAAE, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município.
O participante terá um minuto para encontrar uma palavra e, aqueles que conseguirem encontrar, terão direito a um livro como prêmio. E quem encontrar a palavra “SIM”, ganhará, além do livro, um valor em dinheiro.
Segundo o jornalista itaguarense Dino Sávio, idealizador do Festival, a brincadeira foi inspirada no primeiro encontro entre John Lennon e Yoko Ono, na Indica Gallery, em Londres, em 1966. Yoko, uma artista de vanguarda, estava expondo seus trabalhos e chamou a atenção do Beatle que passava pela rua.
Ele entrou e no meio da sala havia uma escada de pintor que levava a uma caixa colada no teto.
Curioso, subiu na escada e percebeu que ela tinha um buraco. Não resistiu à tentação e olhou o que tinha dentro. No fundo da caixa apareceu a palavra YES! Para Dino Sávio, a palavra SIM é cheia de significados positivos. O “sim” – diz ele -, “é a porta que se abre para a realização dos sonhos, da felicidade. Por isso, quem a encontrar a palavra, vai se sentir muito feliz!”.
O Festival da Palavra é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaguara e da Partners Comunicação Integrada. Toda a programação do evento é gratuita.