Cadeiras azuis claras, cabos de aços que destacam as membranas da cobertura e iluminação especial. Estes já são alguns itens que valorizam a imagem da Itaipava Arena Fonte Nova. A partir desta terça-feira, 21 de outubro, na partida entre Bahia e Chapecoense, a Arena terá um novo visual na área interna.
Nos anéis entre os níveis das arquibancadas, será instalada uma arte gráfica colorida e com referências à cultura baiana, que valoriza a comunicação visual interna, hoje dominada por grandes espaços de concreto.
“A ideia é dar vida e alegria à Arena, engajar o público com cores e elementos que repliquem a energia do campo. Além disso, é importante que o estádio tenha a ‘cara’ da Bahia, mas com um tom universal.”, explica Claudio Najar, diretor comercial e de marketing da Itaipava Arena Fonte Nova.
Tradicionalmente utilizado para inclusão de patrocinadores, os anéis ganharam destaque durante a Copa do Mundo, quando a Fifa aplicou sua identidade visual. Para projetar os desenhos da Itaipava Arena Fonte, a artista Maira Almeida realizou um estudo para definir o número ideal de placas e a melhor distribuição das mesmas ao longo do espaço.
Também foram consideradas as cores, curvas e linhas mais adequadas para visualização, considerando experiências anteriores de eventos em arenas internacionais.
“O design foi adaptado individualmente em cada setor para que a mensagem visual fosse fluída e homogênea, sejam as áreas designadas a patrocinadores ou não. Com uma apresentação visual mais atraente, as próprias marcas terão uma exposição melhor.”, comenta Najar.
Direto de Nova Iorque
A nova roupagem foi projetada pela designer Maira Almeida, uma artista baiana que faz sucesso nos Estados Unidos, onde vive há 13 anos. “O estilo das linhas em silhuetas, a distribuição de cores e os diversos planos utilizados para ressaltar cada elemento inserem ritmo, movimento e musicalidade ao design.”, analisa.