Durante este mês de fevereiro, estruturas da Itaipu Binacional ficarão iluminadas de azul, para marcar o Dia Mundial do Câncer (hoje, 4 de fevereiro).
A usina faz parte de um grupo de edifícios, monumentos e edificações de mais de 130 países que vão usar as cores azul ou laranja como uma maneira de conscientizar sobre a luta contra a doença, em seus mais variados tipos.

Em-Itaipu, estruturas iluminadas vão ser as calotas do Canal da Piracema; a fachada do Centro de Recepção de Visitantes; e o monumento da criação da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).
Leia também: Hotéis Pestana do Rio e SP recebem intervenções da artista Linda Valente
A solicitação veio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), uma federação de ONGs luta que contra o câncer de mama em possui atuação nacional, incluindo 76 instituições associadas em 20 estados mais o Distrito Federal.
Há anos, a Femama traz para o Brasil a campanha global worldcancerday.org, com a intenção de diminuir o impacto global do câncer.
A usina exibiu sua adesão ao movimento da Síndrome do X Frágil, em junho; à campanha Coração Azul, contra o tráfico de pessoas, em julho; e ao Novembro Azul, na luta contra o câncer de próstata.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder global na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,8 bilhões de MWh.
A hidrelétrica é encarregada pelo abastecimento de cerca de 8% de toda a energia consumida pelo Brasil e aproximadamente 85% do Paraguai.