Referência para empresas comprometidas com a integração da sustentabilidade a uma nova cultura de negócios, a Conferência Sustainable Brands – realizada há seis anos nos Estados Unidos – desembarcou no Rio de Janeiro no dia 08/05, permanecendo até 09/05, reunindo um grande time de profissionais para expor e debater seus cases de sucesso na construção de melhores marcas.
“The Revolution Will Be Branded” (“A Revolução Estará nas Marcas”, em tradução livre) foi o tema central da primeira edição brasileira da conferência, alinhada com a versão americana de 2012. Entre as empresas participantes estavam o Itaú Unibanco, que desde 2011 tem a visão de ser um Banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes.
De acordo com Fernando Chacon, diretor-executivo do Itaú Unibanco, para levar adiante o propósito de gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade, garantindo a perenidade do negócio do Itaú Unibanco, chegou-se a três focos estratégicos: Educação Financeira, Riscos e Oportunidades Socioambientais, e Diálogo e Transparência.
Denise Hills, superintendente de sustentabilidade do Itaú Unibanco, participou do painel ‘Como construir uma cultura interna de sustentabilidade’, com o objetivo de discutir como determinadas empresas estão inserindo a sustentabilidade dentro de sua cultura organizacional.
Andréa Pinotti, diretora de marketing institucional do Itaú Unibanco, falou sobre como o comportamento empresarial sustentável transfere valor para as marcas no painel ‘Como avaliar marcas sustentáveis’.
Já no dia 09/05, foi a vez do painel ‘Como viabilizar o empreendedorismo’, com a participação de Eduardo Ferreira, superintendente do Itaú Microcrédito, que explanou sobre as formas de acelerar com recursos e capacidade de gestão a força empreendedora dentro e fora das companhias.