A Jaguar Land Rover dá início à construção de sua fábrica em Itatiaia, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, com investimentos de R$ 750 milhões. A cerimônia do lançamento da pedra fundamental contou com a participação do governador do Rio de Janeiro e do CEO Global da Jaguar Land Rover, Dr. Ralf Speth. A empresa também anuncia planos para abrir seu primeiro Centro Educacional na América Latina.
Tendo por base o bem-sucedido programa de educação que a empresa mantém no Reino Unido, o novo Centro da Jaguar Land Rover proporcionará aos participantes uma ampla gama de atividades em sala de aula, com o objetivo de ajudar crianças em idade escolar da região a desenvolver habilidades e conscientização em relação à vida profissional, além de inspirá-los a seguir carreiras na Jaguar Land Rover futuramente.
Para o CEO Global da Jaguar Land Rover, Dr. Ralf Speth, “Nossa fábrica brasileira é uma importante vertente de sustentabilidade em um longo prazo. O início da construção é um marco significativo e representa mais um passo adiante nos nossos planos de sermos cada vez mais uma fabricante global.”
“A confirmação do primeiro Centro Educacional da Jaguar Land Rover na América Latina demonstra nosso compromisso no auxílio ao desenvolvimento das habilidades necessárias para uma geração de futuros trabalhadores, de forma a criar uma indústria sustentável de construção de veículos premium no Brasil.”, complementa o executivo.
A Jaguar Land Rover tem um relacionamento próximo das comunidades localizadas nos arredores de suas fábricas ao redor do mundo. Apesar de a construção de sua fábrica no Brasil estar apenas no início, a empresa vem criando forte vínculo com as comunidades de Itatiaia e Resende.
Além do Centro, a Jaguar Land Rover lançou recentemente a primeira fase de seu programa “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”, na região de Itatiaia. Em conjunto como Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – o conjunto oferece treinamento e experiências a jovens entre 17 e 26 anos de idade, de forma a prepará-los para o trabalho dentro da indústria automotiva. Este é o primeiro programa do gênero que a Jaguar Land Rover desenvolve fora do Reino Unido.
Produção no Brasil
A Jaguar Land Rover é a primeira empresa britânica do ramo automotivo a investir na construção de uma fábrica no Brasil. Durante a primeira fase do programa, sua nova unidade industrial de 60 mil metros quadrados irá gerar cerca de 400 empregos diretos e terá capacidade para produzir até 24 mil veículos ao ano.
Como parte do comprometimento da Jaguar Land Rover com a indústria automotiva brasileira, a empresa irá utilizar na sua produção em Itatiaia uma série de componentes nacionais de fornecedores locais, além de importar outros componentes de sua rede global. Além disso, a empresa está investindo em serviços de assistência técnica de forma a auxiliar a rede de fornecedores locais e ampliar os índices de nacionalização futuramente.
O novo Discovery Sport foi confirmado como um dos veículos que a Jaguar Land Rover planeja construir no Brasil, com previsão de sair da linha de montagem em Itatiaia em 2016. Desde essa confirmação, feita pelos executivos da empresa durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Discovery Sport vêm recebendo uma aceitação bastante positiva por parte dos consumidores brasileiros.
“Esta nova fábrica irá desempenhar um papel importante ao oferecer veículos que os consumidores brasileiros irão adorar para sempre.”, complementa Dr. Speth. O primeiro programa significativo de recrutamento da Jaguar Land Rover já está em andamento, em associação com a Câmara Municipal de Itatiaia.
Com o início das construções no Brasil e com a abertura da sua fábrica na China em joint venture, a Jaguar Land Rover está começando a realizar seus planos de se tornar uma fabricante internacional de automóveis.
As recém-criadas operações de fabricação internacional da empresa deverá elevar a presença de suas marcas em mercados que foram identificados como tendo um grande potencial de crescimento. Essas novas unidades industriais criarão uma capacidade adicional de produção dos modelos, em complemento às três fábricas já em operação no Reino Unido.
Jaguar Land Rover no Brasil
A Jaguar Land Rover está presente no Brasil há mais de 20 anos. A Land Rover detém cerca de 50% do mercado de SUVs premium no País nos últimos três anos. Já a Jaguar é uma das marcas que mais crescem dentro do mercado brasileiro de veículos premium, com número em vendas quase que quadruplicado em 2013, em relação ano anterior.
A Jaguar Land Rover está investindo em sua rede de concessionários no Brasil. Até março de 2015, a empresa deverá contar com uma rede de 42 lojas em todas as regiões do País.
O Brasil está entre os dez principais mercados da Jaguar Land Rover em todo mundo, tendo o Range Rover Evoque, Range Rover Sport e Land Rover Discovery como seus modelos mais vendidos no País.