Experiência de Marca

Jaguar no metrô: erro de marketing ou provocação?

Está sendo supercomentada uma ação da marca Jaguar Land Rover, nos EUA, que tomou conta da linha F do metrô de Nova York para aproximar os seus valores de marca dos consumidores.

Está sendo supercomentada uma ação da marca Jaguar Land Rover, nos EUA, que tomou conta da linha F do metrô de Nova York. Parte da campanha Good To Be Bad, que estreou oficialmente durante o Super Bowl, a marca agora usou o metrô para aproximar os seus valores de marca dos consumidores.

Os objetivos do esforço promocional são dois: promover o novo modelo de luxo F Type Coupe e reposicionar a imagem da marca, aproximando-se de novos interessados. A crítica que surgiu à campanha por parte dos entendidos em marketing, no entanto, é que o target da campanha jamais andaria de metrô. Será?

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Trem da Linha F, estampado com a marca Jaguar (Foto: Luxury Insider).

“Como um conceito geral, eu diria que alguns clientes Jaguar andam sim de metrô, então eu não acho que é ilegítimo. Embora, claro, acredite que provavelmente há melhores lugares e estratégias para a Jaguar investir o seu dinheiro”, disse Milton Pedraza, CEO do Luxury Institute de Nova York ao site Luxury Insider.

Pedraza também defendeu, por outro lado, que esta pode ser uma estratégia para gerar word of mouth. A linha F cruza uma grande distância, de Manhattan até o Brooklyn e é a terceira mais movimentada do metrô de Nova York, de acordo com a prefeitura da cidade.

Outro aspecto interessante é que esta linha passa boa parte do tempo em cima da terra, e não em túneis subterrâneos. Também percorre a Times Square, região mais movimentada da cidade.

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Jaguar F Type durante a Feira do Automóvel de Detroit 2014 (Foto: Reuters).

Se o objetivo da marca for atingir uma multidão, o resultado vai ser positivo, já que mais de 1,66 bilhões de pessoas andam no metrô de Nova York todos os anos. Outras marcas de luxo têm usado locais de tráfego intenso para divulgar as suas campanhas, o que mostra uma aproximação interessante para o reforço da identidade. Se gera venda, é outro papo.

O relojoeiro suíço Breguet tomou conta das partidas no saguão do Aeroporto Internacional de Genebra, com uma exposição com seus relógios de alta tecnologia recentemente. Já a LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton colocou anúncios da marca em grandes telas digitais no John F. Kennedy International Airport, em Nova York. Assista a um vídeo do trem da linha F com a marca estampada.