Colocando Ribeirão Preto, Interior de São Paulo, na rota dos principais festivais do País, o João Rock chegou no último sábado (09/06), à sua 17ª edição movimentando a economia e atraindo negócios.
Em uma área de 120 mil metros quadrados, sendo 77 mil só para os palcos, 20% maior do que no ano passado, o festival recebeu jovens de todo o País em um único dia. A programação incluiu 24 shows em quatro palcos.
O evento vem crescendo também em marcas nacionais patrocinadoras. Nesta edição estrearam a Colorado, Fini e a startup de serviços financeiros Neon. PayPal, Jack Daniel’s e Rede Bull estiveram também presentes.
“O público jovem consome de um jeito diferente, por isto é tão importante a criatividade nas ações, como o festival de música que a Red Bull promove dentro do João Rock, ou o pub da Jack Daniel’s, o minicampeonato de skate da MCD, por exemplo. São novos olhares e abordagens.”, conta Luit Marques, organizador.
O João Rock teve novamente, em 2018, o 'Porta-Baquetas' como cartão de consumo no evento. Todas as transações dentro do festival – para compra de alimentos, bebidas e serviços – foram realizadas exclusivamente por meio deste sistema, que consiste em um cartão carregável de créditos, oferecendo mais segurança ao público e agilidade nas operações de compra e venda. Ação foi realizada em parceria com a PayPal.
O Neon teve um espaço para karaokê, área para light painting – fotos que geram efeito de luzes – pintura facial com tinta neon, aplicação de flash tatto e ainda um mezanino com vista para o palco JR.
Já a Fini trouxe uma ativação inédita no evento com criação da fri.to, agência digital: uma parede de escalada, na qual o participante tinha que escalar seis metros de altura para ganhar balas Fini. Além disso, em um espaço de 100m² o público pôde aproveitar o "Lounge Fini", com pufes para a galera descansar, tomadas para carregar celulares e uma loja com a venda dos clássicos e lançamentos da marca, como as balas Dentaduras, Tubes Uva e balas Emoji com sensações.
A Colorado (AmBev) foi a cerveja oficial do João Rock 2018 pela primeira vez. Para celebrar o patrocínio, a marca decidiu criar uma cerveja exclusiva para um dos maiores festivais de música do País. O produto contou com cinco rótulos diferentes, colecionáveis e com um design inspirado na identidade visual do evento.
Além disso a marca foi responsável pelo "Naming Rights" na área Vip do evento, e um imenso balão de gás para voos panorâmicos em formato de urso. Sem dúvida, a marca com maior destaque em todas as ações de live marketing desenvolvidas para o evento.
Para o festival, Jack Daniel’s também preparou um vídeo-manifesto que celebrou seus valores em comum com a música. Assinado pela agência Mutato, seu conteúdo abordou as credenciais que Jack e João Rock compartilham. “A mensagem do vídeo é sobre ser você mesmo. Um convite à liberdade para assumir suas próprias escolhas.”, completou Schmidt.
Durante todo o festival senti falta de espaços instagramáveis gerando ainda mais awareness para as marcas patrocinadoras no evento, além dos lambe-lambe da Colorado (a la Lollapalooza).
A 17ª edição do João Rock aconteceu no último dia 9 de junho e recebeu artistas como Raimundos, Skank, Pitty, Criolo, Gilberto Gil e Mutantes. As experiências do evento vão ficar na memória do público. Até 2019, João Rock.
*Kauê Ligeiro Garcia, 27 anos de idade, é publicitário, cursando Master em Marketing, com atuação no Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus e na agência de live marketing Lampada.AG. Assumiu, recentemente, a função de especialista na multinacional MDS Brasil. Contatos: e-mail kaaue.gaarcia@gmail e Instagram @kaauegarcia.