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Jogos Olímpicos e Paralímpicos têm orçamento de R$ 7 bi

Ao todo, as receitas ligadas a marketing serão responsáveis por aproximadamente R$ 4,7 bilhões (66%) do custo projetado da Olimpíada. Os R$ 2,3 bilhões restantes virão do Comitê Olímpico Internacional e da venda de ingressos.

O Comitê Rio 2016, organizador da Olimpíada do Rio de Janeiro, anunciou no dia 23/01, que o orçamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos será de R$ 7 bilhões. Pouco mais da metade (51%) virá de patrocinadores locais do evento e 9% será investido por patrocinadores internacionais. O faturamento com o licenciamento de produtos responderá por 6%.

Ao todo, as receitas ligadas a marketing serão responsáveis por aproximadamente R$ 4,7 bilhões (66%) do custo projetado da Olimpíada. Os R$ 2,3 bilhões restantes virão do Comitê Olímpico Internacional e da venda de ingressos. A previsão inclui apenas recursos da iniciativa privada e direcionados exclusivamente para a realização dos jogos.

O orçamento total de R$ 7 bilhões representa um aumento de R$ 2,8 bilhões na previsão inicial, feita em 2008.

O Comitê alegou que, pela atualização dos valores do primeiro orçamento, com base no Índice de Preços ao Consumidor (que teve, no período, uma variação de 31,89%), o montante de R$ 4,2 bilhões corresponderia, atualmente, a R$ 5,5 bilhões.

“Além disso, foram incluídas despesas surgidas após a vitória do Rio de Janeiro, como a entrada de quatro esportes no programa dos Jogos (Rugby, Golfe, Paracanoagem e Paratriatlo, definidos pelo COI e pelo Comitê Paralímpico Internacional). A evolução tecnológica, as exigências de novas legislações, os custos de usufruto e retrofit da Vila Olímpica e o crescimento médio dos salários no Rio em taxas superiores à inflação também contribuíram para o total dos R$ 7 bilhões”, justificou o Comitê, em comunicado oficial.


Patrocinadores

Ao todo, 21 acordos comerciais já foram fechados para os Jogos de 2016, distribuídos pelas seguintes cotas:

Patrocinadores Olímpicos mundiais: Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa.

Patrocinadores oficiais: Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan.

Apoiadores: Cisco, EY, Sadia, Batavo e Skol.

Fornecedor: Nike.

Já os Jogos Paralímpicos Rio 2016 têm, até agora, sete patrocinadores oficiais: Atos, Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel, Nissan e Omega e um apoiador, que é a Sadia.