Na última quarta-feira (3/4), representantes de agências e grandes marcas se reuniram no espaço BIRDS, em São Paulo, para falar sobre brand experience. Com o fim de provocar questionamentos ao mercado e compartilhar aprendizados do South By Southwest (SXSW), Promoview e Sherpa42 promoveram o Jornada SXSW, com o apoio da MAXI e da Checon Locações, e sonoplastia do DJ Myrhha.
Em março, Cindy Feijó, COO do Promoview, cobriu as experiências de marca do SXSW 2024 diretamente de Austin (EUA). “A gente fica muito feliz em poder provocar o mercado como sempre fizemos em nosso segmento. A cobertura que fizemos em Austin foi um pedacinho do que vivenciamos lá [no SXSW] e hoje conseguimos transmitir o que realmente ficou em nossas cabeças”, ressaltou Feijó.
A cobertura foi possível por causa do patrocínio exclusivo da Sherpa 42, agência especializada e premiada do setor. Paulo Baba, Head de Planejamento da Sherpa 42, acompanhou às ativações do festival de inovação de pertinho, e foi um dos palestrantes do Jornada SXSW: “Acho que é uma oportunidade importante. Nós conseguimos compartilhar um pouquinho do que a gente viveu, provocar algumas reflexões e tentamos trazer isso de forma relevante para o dia a dia de trabalho dos nossos parceiros de mercado”.
Da mesma forma, Luciana Araújo, Head de Negócios da Sherpa 42, compartilhou insights do que aprendeu em solo estadunidense. “Muitas pessoas me perguntam ‘por que o SXSW vale a pena, é pelo conteúdo ou pelo networking? E eu respondo que nenhum dos dois, apesar de serem importantes. Para mim, é o momento onde a indústria criativa está reunida para discutir esses temas, para trocar. E o nosso evento também tem por fim provocar o mercado”, conta.
10 provocações
Primeiramente, o Jornada SXSW apresentou o painel “10 provocações”, com um tempo dedicado a perguntas e respostas. Por fim, ofereceu um Happy Hour para as pessoas se conectarem e se divertirem com tudo que o espaço do BIRDS tem a oferecer.
Seguem as provocações debatidas do painel:
- A inteligência artificial está mais perto do que imaginamos?
- IA domina a linguagem, mas e os outros sentidos?
- Não há algoritmo para cultura
- Qual o maior risco: se expor ou ser ignorado?
- A história contada é fiel às motivações e necessidades do arquétipo da sua marca?
- É o fim do funil de conversão?
- Uma nova indústria de games
- Nem sempre é o que, às vezes é o como
- Is this real life?
- Como tornar qualquer ideia irresistível?
Sobre o SXSW
O SXSW, ou South by Southwest, é o maior festival de criatividade do mundo e celebra a convergência das indústrias de tecnologia, música, cinema e cultura digital. Realizado anualmente em Austin, Texas, desde 1987, o evento atrai uma multidão diversificada de profissionais criativos, empreendedores, líderes de pensamento e entusiastas da inovação de todo o mundo.
É uma plataforma única para networking, aprendizado e descoberta, apresentando uma ampla gama de palestras, painéis, workshops, exibições de filmes, shows musicais e experiências interativas que exploram as últimas tendências e avanços em diversos campos. Com sua atmosfera vibrante e eclética, o SXSW continua a ser um ponto de encontro vital para aqueles que buscam inspiração, colaboração e oportunidades de crescimento em um ambiente estimulante e dinâmico.