Experiência de Marca

Kamélia abre programação do Carnaval de Manaus

A abertura oficial ocorreu no noite de 9 de janeiro com a chegada da Kamélia à Capital amazonense. A boneca é símbolo dos tradicionais festejos carnavalescos manauaras.

A abertura oficial do Carnaval 2016 de Manaus ocorreu no noite de 9 de janeiro com a chegada da Kamélia à Capital amazonense. A boneca é símbolo dos tradicionais festejos carnavalescos manauaras.

O evento começou no início da tarde no Olímpico Club, a solenidade descerramento da placa da Lei que torna a boneca Patrimônio Cultural Imaterial e a entrega de diplomas de Honra ao Mérito aos sócios, amigos e personalidades que contribuíram para a história da Kamélia.

Foto: Adneison Severiano.

Acompanhados da banda Demônios da Tasmânia, os foliões receberam a boneca no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde a chave da cidade foi entregue simbolicamente à Kamélia pelo prefeito de Manaus em exercício, Hiram Nicolau. Essa é a 78ª vez que a boneca chega à capital.

A programação conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, destacou que a “Chegada da Kamélia” é um dos principais e mais tradicionais eventos carnavalescos da cidade e abre o período da festa mais popular do País.

A Bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Kamélia também participou do evento. Do aeroporto, a boneca seguiu em um desfile em carro aberto pelas avenidas de Manaus, até chegar ao Olímpico Club, onde ela foi criada. O local foi palco da festa carnavalesca. 

História
A boneca surgiu em 1938 durante uma confraternização natalina. No início, a Kamélia tinha 75 centímetros de altura. Em 1940, a boneca se apresentou pela primeira vez na forma como é conhecida hoje, em uma festa na Praça da Saudade, no Centro da capital.