Experiência de Marca

LaLiga Genuine ganha álbum especial

A colaboração entre o Santander Espanha e a Panini ajudou a criar figurinhas personalizadas para os mais de 1.000 jogadores da competição.


As figurinhas de futebol da Panini se tornaram uma das grandes tradições do nosso esporte, ajudando a introduzir gerações de fãs a novas competições e equipes. 

Agora, em parceria com o Santander Espanha e a Fundação LaLiga, os jogadores da LaLiga Genuine Santander passaram a fazer parte dessa tradição – após a criação de figurinhas oficiais para toda a competição. 

O melhor do marketing esportivo está aqui.

Leia também: LaLiga e CEOE ativam o turismo na Espanha.

Como a primeira Liga profissional para jogadores com deficiência intelectual, isso representa um marco para a competição, criada pela Fundação LaLiga em 2017. 

Entrar no mundo das figurinhas da Panini é mais um passo nos objetivos de promover valores esportivos e igualdade de oportunidades para jogadores de todas as origens. Isso também pode ajudar a atrair novos seguidores para o que o presidente da LaLiga, Javier Tebas, chamou de “A verdadeira liga das estrelas”. 

Uma maneira única de espelhar os ídolos dos jogadores 

Mais de 1.000 jogadores (entre homens e mulheres) que participam da LaLiga Genuine Santander, bem como os mais de 160 treinadores da Liga, verão suas fotos e biografias como parte da primeira coleção de figurinhas Panini da competição. Para todos os envolvidos, o senso de conquista é claro. 

Beatriz Méndez, coordenadora da equipe Genuine do Real Oviedo, disse: “No dia em que isso foi comunicado, alguns pensaram que era uma piada. Marcamos a data da sessão de fotos, e, quando os jogadores estavam posando para elas, começaram a perceber que isso era sério. Eles ficaram muito empolgados ao ver como tudo acabou.” 

“Esta é mais uma demonstração do firme compromisso que os patrocinadores da LaLiga Genuine Santander têm com as equipes e os jogadores.”, continuou Méndez. “Este projeto é semelhante ao dos ídolos de nossos jogadores, tanto na LaLiga Santander quanto na LaLiga SmartBank. Isso os ajuda a se sentirem verdadeiros jogadores de futebol.” 

Lorena García, presidente da fundação de caridade da UD Almería, acrescentou: “Este é um brilhante ato de inclusão, que permite que nossos jogadores se sintam parte da família esportiva da mesma maneira que nossas outras equipes. Eles são um pilar importante em nossa estrutura geral, e estamos orgulhosos de vê-los nessas figurinhas.” 

Álex Abalde, treinador do time Genuine do Celta de Vigo, acredita que a iniciativa pode atrair mais atenção para a Liga: “É uma maneira fantástica de continuar desenvolvendo e promovendo a LaLiga Genuine Santander”, disse. “Qualquer coisa que ajude a desenvolver a competição, sua identidade, seus valores, suas equipes e seus jogadores é fundamental.”

Quatro coleções separadas com nove equipes em cada 

Este álbum é fruto de uma promessa feita pelo CEO do Santander Espanha, Rami Aboukhair, a todas as equipes na apresentação oficial da temporada 2019/2020. Desde então, os jogadores estavam bastante ansiosos pela data de lançamento. 

Embora a pandemia do Covid-19 tenha forçado uma pausa nos encontros da LaLiga Genuine Santander, uma chamada de vídeo foi organizada pela Fundação LaLiga com os 36 representantes – um de cada uma das equipes participantes -, onde Javier Tebas e Aboukhair apresentaram o novo álbum. 

Haverá quatro álbuns diferentes, cada um contendo nove equipes, que podem ser encontradas aqui ou baixadas pelo aplicativo “MyPanini Digital Collection”. 

Os colecionadores recebem uma seleção de figurinhas todos os dias e podem até trocá-los digitalmente com os outros usuários. 

Abalde explicou: “Uma vez anunciada a publicação dessas figurinhas, o sentimento comum entre os jogadores foi de empolgação. Eles estavam ansiosos para ter seu próprio cartão e motivados para tentar completar o álbum.”  

Os números iniciais dessa iniciativa foram positivos, com 6.059 álbuns abertos, 2.498 usuários únicos, 76.843 pacotes abertos, 25.729 trocas de cartões e 461.058 cartões obtidos até o momento. 

Também houve um impacto significativo nas mídias sociais, com o lançamento inicial recebendo 67.868 impressões, 6.700 interações e 130 compartilhamentos. 

Participação dos jogadores de LaLiga Santander e LaLiga SmartBank 

Para adicionar emoção ao lançamento, jogadores de toda a LaLiga Santander e LaLiga SmartBank participaram para fazer revelações surpreendentes das novas figurinhas. 

Durante a chamada em que o álbum foi apresentado, Juan Ibiza, do time principal do UD Almería, apareceu para dizer a Daniel Aguilar, o representante do time Genuine do clube, que seu cartão estava pronto para ser visto. 

“A Fundação LaLiga nos perguntou se um membro de nossa primeira equipe poderia surpreender o representante do nosso time Genuine“, disse García. “Sempre apoiamos esse tipo de coisa em nosso clube. Daniel ficou muito feliz em falar com Juan Ibiza, e esse era o objetivo. Os dois tiveram uma conversa muito afetuosa.” 

Um encontro semelhante aconteceu no Celta de Vigo, onde o jogador do Genuine Javier Iglesias ouviu as notícias do goleiro Sergio Álvarez, do time principal: “Nós os colocamos em contato sem Javier saber com quem ele estava falando.”, disse Abalde. “Você pode imaginar a surpresa e a emoção que sentiu, quando conseguiu interagir e falar com um jogador que ele disse ser um dos seus favoritos. Ele disse que foi um dos melhores momentos de sua vida, e que nunca esqueceria isso.”  

Enquanto isso, Cele, goleiro da equipe Genuine do Real Oviedo, recebeu um presente surpresa do clube asturiano. Durante esse período de quarentena, ele trabalhou na indústria de alimentos, fornecendo um serviço vital aos habitantes locais durante a pandemia. 

“Cele está nos ensinando a melhor lição sobre inclusão, trabalhando como qualquer outro funcionário de sua empresa, onde ele não pede tratamento especial e não tem etiqueta associada a ele.”, explicou Méndez. “Então, que recompensa melhor do que uma ligação do nosso goleiro Nereo Champagne?” 

Atividades durante o lockdown 

Embora os encontros presenciais não possam ser realizados por enquanto, há muito esforço para proporcionar entretenimento aos jogadores e torcedores da LaLiga Genuine Santander. 

Vários desafios foram lançados por meio dos feeds de mídia social da Fundação LaLiga, de questionários a vídeos em destaque, desafios de dança a vídeos de exercícios on-line. 

Os clubes também estão tendo um papel ativo no apoio a suas equipes. O Celta de Vigo, por exemplo, elaborou um plano em três partes para os jogadores trabalharem em casa na prevenção e conscientização do coronavírus, no condicionamento físico e no entretenimento. 

“Enviamos uma série de tarefas todas as manhãs.”, revelou Abalde. Essas tarefas abrangem desde exercícios gerais de condicionamento físico até atividades específicas do futebol, ao conhecimento sobre a história do Celta de Vigo. “Assim como acontece com os jogadores do time principal, os jogadores do Genuine enviam vídeos de suas tarefas e desafios aos treinadores no final de cada dia.”, finaliza. 

A UD Almería também se concentrou em exercícios de fitness e na criação de atividades envolventes para os jogadores. Como García disse: “Um dos desafios era os jogadores desenharem Rozam, nossa mascote, e também convidamos nossos seguidores a fazer isso.” 

O #HakaGenuineChallenge mantém os jogadores ocupados no Real Oviedo, com os jogadores compartilhando vídeos de si mesmos realizando a dança que foi adotada pela competição. “Também enviamos vídeos com rotinas de treinamento elaboradas por nossos treinadores aos jogadores e seguidores nas mídias sociais.”, acrescentou Méndez.

Esses três clubes demonstram o papel central que a LaLiga Genuine Santander desempenha atualmente na LaLiga. Em todos os 36 clubes, as novas figurinhas da Panini podem ajudar a criar uma nova geração de heróis esportivos e deixar a competição muito mais forte .