A ferramenta de busca da Microsoft concorrente do Google, Bing, criou uma campanha para conectar-se com o seu target para tornar suas tecnologias de busca e mapas mais conhecida. Até o momento da ação, seu público principal eram mulheres de meia idade do centro dos EUA. A marca queria, mesmo, o público jovem.
O Bing utilizou para isso, o lançamento do livro autobiográfico do músico Jay-Z “Decoded”, por considerar este momento relevante para criar uma experiência mais aprofundada com a tecnologia do site.
A parceria única foi tiro e queda: trouxe o Bing para a dianteira da cultura popular e deu a milhões de fãs do artista uma importante razão para usar o Bing Search & Maps.
Para começar, eles colocaram cada página do livro em mídias diferenciadas em todo o mundo. Os fãs tinham, então, que usar a ferramenta Bing para encontrar as páginas na internet.
Como um quebra-cabeça, as páginas eram peças do livro que seria montado pelos próprios leitores durante um mês, antes deste chegar às livrarias. A ação aconteceu no site bing.com/jay-z.
Os recordes não foram só de utilização do site, mas também de audiência: cada fã-jogador permanecia cerca de 11 minutos na página de Jay-Z no Facebook.