A LATAM, com o objetivo de celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+, realizou na última sexta a ativação ‘Assento da Empatia’ no Aeroporto de Congonhas, um dos locais mais icônicos de São Paulo.
Leia também: Johnnie Walker faz releituras do Striding Man com artistas
Passageiros que circulavam no Piso 1 do terminal, perto da área de embarque, tiveram a oportunidade de ouvir experiências de pessoas da comunidade LGBTQIA+, que compartilharam histórias de amor, representatividade e superação.
O objetivo da ação foi sensibilizar através de uma narrativa de empatia, com respeito à diversidade. A companhia aérea também incluiu as cores do arco-íris nos cabeçotes das poltronas de uma aeronave.
Os-passageiros receberam o convite para se sentar em um dos três assentos que estampavam as cores do arco-íris e escolheram para ouvir uma das sete histórias vividas pelos voluntários, disponíveis para acesso em uma plataforma de música.
Entre os relatos estava o de Rebecca, uma mulher bissexual que, ao assistir à sua série favorita, viu uma cena que mudou a sua vida.
Outro conta a jornada de Caio, que partiu de uma pequena cidade do interior, de uma família tradicional, para uma vida de autorrealização sendo quem ele realmente é.
“No mês do Orgulho LGBTQIA+, reforçamos o nosso compromisso com o respeito à diversidade e ações para incentivar as pessoas a serem mais empáticas, acreditando que podemos unir forças para vencer as barreiras que impedem uma sociedade mais justa e igualitária”, revela Amira Ayoub, gerente de Marketing da LATAM Brasil.
No fim da experiência, o público recebeu um pin em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIA+ e uma etiqueta para a bagagem como símbolo do compromisso da LATAM de que as etiquetas são para bagagem, não para pessoas.
Lançada em junho do ano passado, a campanha #SóEtiquetamosBagagem fortalece o compromisso da LATAM com o respeito à diversidade e à inclusão.
Atualmente, principalmente depois da crise da pandemia de Covid-19, o grupo LATAM passa por um momento de transformação e reflexão sobre como se aproximar das comunidades com as quais se relaciona e em como ser uma companhia mais inclusiva e diversa, cumprindo o seu papel social na construção de um país e um continente melhores.
Entre os compromissos do grupo LATAM para ser mais inclusivo e diverso estão a busca pela equidade de oportunidades e mais equilíbrio na representatividade de mulheres e de pessoas com deficiência, a ampliação da heterogeneidade em diferentes áreas profissionais, com a intenção de a aumentar o multiculturalismo, além de criar mais espaços para maior diversidade social, étnica, raça/cor, educacional, etária, de gênero, e assim desenvolver uma cultura mais global e fortalecida pelas diferenças entre os colaboradores do grupo LATAM.