A Lay’s divulgou, nesta terça-feira (7), que o Brasil receberá a Lay’s Replay, iniciativa global focada em incentivar a prática de esportes e impactar de maneira positiva comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica do mundo inteiro graças ao poder do futebol.
O projeto é uma parceria com a UEFA Foundation e a streetfootballworld, e a marca reutilizou pacotes de salgadinhos vazios para construir um campo de futebol sustentável, em Santana de Parnaíba (SP).
O ex-jogador Cafu, que será embaixador do projeto no país participou da inauguração.
Segundo a marca, a ideia é algo muito maior do que apenas entregar campos de futebol nas comunidades. O projeto proporciona programas esportivo-educacionais para promover impacto social de longo prazo.
As atividades realizadas com a ajuda da iniciativa recebem o auxílio de parceiros – streetfootballworld, love.fútbol e Fundação Eprocad – e usam o poder positivo da atividade física e do futebol para enfrentar problemas sociais que afetam, principalmente, as comunidades locais.
“Este é um projeto que faz todo o sentido para a Lay’s, pois concretiza o propósito global da marca de proporcionar alegria e reunir pessoas por meio do esporte. Cultivamos uma relação de longa data com a comunidade do futebol por nossa parceria com a UEFA Champions League, tanto masculina quanto feminina. O Lay’s Replay fortalece não só esses laços, como o nosso propósito ao impactar positivamente pessoas em situação de vulnerabilidade. Temos muita satisfação em realizar uma iniciativa que transformará histórias de vida”, comemorou Pedro Goldfarb, diretor de marketing da Pepsico Brasil, dona da marca Lay’s.
“Tive que lutar muito dentro e fora de campo para ser reconhecido em todo o mundo como um jogador talentoso. O futebol me ensinou a celebrar as vitórias, mas também me deu forças para enfrentar os obstáculos da vida. O esporte é, sem dúvida, um meio para promover mudanças sociais e, por isso, a relevância de projetos como este, liderado pela marca Lay’s. É esse espírito que quero transmitir aos jovens que participarão das atividades, e tenho orgulho em dar o pontapé inicial desta partida”, afirmou Cafu.
A elaboração e avaliação do programa consiste em quatro áreas: criação de um sentimento de pertencimento, aumento do engajamento, promoção da segurança e acesso ao esporte.
No Brasil, o programa será direcionado especificamente para jovens entre 13 e 17 anos, e vai promover o desenvolvimento social, emocional e físico através de partidas de futebol com uma metodologia específica intitulada Football3.
Criado pela streetfootballworld, o método tem o objetivo de promover a inclusão social e desenvolver habilidades cruciais para a vida, como trabalho em equipe e fair play. Pelo menos 100 jovens serão beneficiados pela ação nos próximos 12 meses.
Para concluir, fora a promoção do impacto positivo nas comunidades, os campos Lay’s Replay também buscam reduzir ao máximo o impacto ambiental.
Os ambientes são desenvolvidos para serem ecologicamente sustentáveis, desde os materiais usados até a instalação. As embalagens vazias de Lay’s são recolhidas por parceiros locais de coleta de resíduos com a ajuda da GreenField, fabricante global de campos artificiais, e ganham uma segunda chance: são triturados e transformados em paletes que são a camada de base que fica sob o gramado, que é chamada Ecocept.