Durante as festividades dos 453 anos do Rio de Janeiro, comemorados em 1º de março, a Lego oficializará, em cerimônia solene, a doação da maquete feita totalmente em peças de Lego para a Prefeitura da Cidade. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros.
O evento contará com a presença de autoridades, personalidades e terá apresentações culturais, de música e infantis.
Segundo Christian M. Petersen, presidente da Lego do Brasil, entregar a maquete à cidade só reforça o compromisso da empresa em inspirar os construtores do amanhã, por meio da redescoberta dos patrimônios locais. “Esperamos que os visitantes vislumbrem na maquete um legado cultural que homenageia a cidade e que traduz em quase um milhão de peças os valores da companhia, como imaginação, criatividade, aprendizado e diversão.” finaliza.
“O nosso grande desafio, desde o início do ano passado, foi manter e ampliar a programação já consagrada na Cidade das Artes, com apresentação de orquestras com música erudita e clássica, e atrair um público que, antes, não frequentava este espaço. E, a chegada da maquete da Lego faz parte deste processo, de termos atrações mais diversas e inclusivas, além de fazer parte de um amplo projeto educativo voltado ao público infantojuvenil.”, comenta André Marini, presidente da Fundação Cidade das Artes.
A abertura ao público geral será feita no dia 02 de março.
Sobre a maquete
Com quase um metro de altura, cerca de 20 m², mais de uma tonelada e meia e com 947 mil peças, a Lego montou a sua maior construção já realizada para a América Latina, reproduzindo em blocos 25 ícones do Rio de Janeiro, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM) em 2016.
Foi a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da Lego de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Checa. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders, designers especializados na criação de esculturas com os blocos da marca.
Durante os Jogos de 2016, a maquete recebeu mais de 85 mil pessoas de diversas nacionalidades e idades, com uma grande presença de famílias inteiras, que a visitaram no Boulevard Olímpico, local onde ficou exposta.