Durante a primeira edição do Like The Future, realizada no dia 19/4, pelo Lide Futuro, liderado por Patrícia Meirelles, os empresários Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans, Gustavo Caetano, CEO da Samba Group e Cyro Diehl, presidente da Oracle no Brasil, compartilharam com o público suas experiências empresariais.
Patrícia Meirelles abriu o Seminário convidando Eduardo Lyra, jornalista e escritor que, apesar da infância pobre e sem perspectivas, estudou jornalismo e descobriu que podia mudar o mundo escrevendo histórias inspiradoras.
Lançou dois livros e integra o Global Shapers, desdobramento do Fórum Econômico Mundial que seleciona jovens líderes com menos de 30 anos de idade com potencial de mudar o mundo. Fundou o projeto Gerando Falcões para escolas públicas do País, provando ao jovem carente que todos, independentemente de condição social e histórico familiar, podem ser falcões. “Uma ideia simples pode ser extraordinária se ela gerar renda para você e para o jovem que está nas favelas.”, afirmou o empreendedor.
“As startups vão revolucionar o mundo.”, afirmou Gustavo Caetano logo no início de sua apresentação. O executivo criou a Samba Tech, desenvolvedora de plataforma de vídeo para empresas que não utilizam o YouTube.
Quatro das cinco maiores universidades brasileiras são clientes da empresa. A Samba saiu na lista da Fast Company ao lado de empresas como Apple e Google.O empresário criou há dois anos a Associação Brasileira de Startups, que já tem mais de 2.500 associados. A entidade reúne pequenas empresas que fazem diferença no mercado.
Início no Camelô
Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans, contou sobre o seu difícil começo no mundo das vendas e sobre a capacidade que um empreendedor tem de dar a volta por cima.
“Comecei comprando óculos de camelô na Itália e revendendo aos amigos brasileiros”, contou o empresário. Após alguns anos, a Chilli Beans surgiu num estande no Mercado Mundo Mix (SP), com óculos de sol focados nas tendências de moda. No mesmo ano, chegou à Galeria Ouro Fino e se transformou em referência de consumo e comportamento jovem do País.
Hoje são mais de 580 pontos de venda exclusivos no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Peru, Colômbia e Kuwait. A Chilli Beans é uma marca diversificada, com uma linha de produtos que inclui, além dos óculos escuros e relógios, armações de óculos de grau e lentes. Além disso, a marca patrocina festas, shows, esportes e ações sociais.
A Chilli Beans inaugurou, com festa animadíssima, sua flagship store na Oscar Freire e reuniu convidados ao som de Jade Jagger. Nos EUA, a marca já possui 15 lojas, sendo que uma de suas lojas-conceito fica na badalada Melrose Avenue (LA).
Sempre inovador, Caito abriu uma loja na Oscar Freire com uma série de inovações, como a possibilidade de personalizar os óculos em dez minutos, a oferta de desconto na entrega dos óculos usados na aquisição de um novo, a possibilidade de tirar fotos com os óculos da loja antes de decidir o modelo ideal para o seu rosto. Por ano, a Chilli Beans lança 480 novos modelos de óculos, 240 novos relógios e 220 novos óculos de grau.
Paixão Pelo Negócio
Para Cyro Diehl, presidente da Oracle Brasil, o empreendedor precisa estar atento aos detalhes sempre, estar pronto para buscar novos caminhos. “É preciso apaixonar-se pelo que faz, tomar decisões rápidas, não deixar nada para amanhã. Também temos que sonhar grande e, o mais importante, enjoy the journey.”, declarou o executivo, que no inicio de sua carreira aceitou mudar de país com toda a família para reforçar a presença da empresa nas demais filiais.
O jovem empresário Guto Ramos, sócio-fundador da BR Mobile, compartilhou com os presentes as dificuldades e dúvidas que surgiram no início da sua carreira. Após erros e acertos, Guto se uniu a outro empreendedor, Rony Bruel e resolveu alugar tablets.
Na ocasião, recorreu ao Google para divulgar o serviço. O primeiro grande cliente foi uma multinacional pedindo a locação de 40 iPads (na ocasião eles tinham apenas dois). Foram atrás de empréstimo para investir na empresa e deu certo. Hoje, a BR Mobile é a maior empresa de aluguel de tablets do Brasil.
Junto com a área de locação de equipamentos, a BR Mobile é uma agência de desenvolvimento de aplicativos mobile, proporcionando, assim, soluções completas e personalizadas para seus clientes, que alugam os tablets com apps customizados desenvolvidos pela empresa.
Com faturamento de R$ 1 milhão logo no primeiro ano de existência, a empresa possui mais de 200 iPads, que atendem aos mais diversos fins, como o uso em festas, eventos e como uma ferramenta de auxílio em atividades comerciais. No segundo ano, a dupla faturou R$ 2 milhões e a previsão para este ano é de R$3 milhões.
Startups Vencedoras
Durante uma competição entre as startups que fazem parte do Lide Futuro, foram selecionadas algumas empresas para apresentarem, em um minuto, os seguintes projetos:
– Ivan Bermudes criou a Condlink em sociedade com Arnaldo Sanchez e seu irmão Victor Bermudes ao identificarem a falta de organização no sistema de condomínios. Foca na comunicação entre condôminos e síndico, zelador, portaria e demais envolvidos, levando-os para o ambiente web.
– Marcos Amorim apresentou o projeto ‘Tá pago’, meio de pagamento mais moderno e inovador do mercado via celular.
– Rafaat Toumani falou sobre a startup Kolmea, uma plataforma de financiamento colaborativo focada em projetos que envolvam pelo menos um dos três pilares da sustentabilidade (ambiental, econômico e social) em alguma de suas etapas.
– Marcel Lotufo apresentou a Organo, sistema eficiente de recrutamento para empresas. O analista de seleção da empresa pode acessar e acompanhar o processo seletivo já filtrado, em qualquer estágio. Ao final, a empresa tem um banco de dados atualizado com todos os dados do funcionário, incluindo perfil comportamental.
Segundo Patrícia Meirelles, presidente do Lide Futuro, o primeiro Seminário de 2014 abre com o peso de manter o sucesso das edições anteriores. “As experiências compartilhadas aqui são riquíssimas, a importância de acreditar e sonhar grande realmente é fundamental para o sucesso de qualquer projeto”, declarou Patrícia.
Para João Doria Jr., presidente do Lide – Grupo de Líderes Empresariais, “O que faz a diferença é a vontade de empreender, a fé que cada um tem em seus negócios.”, por isso, ele afirma que o Brasil será o maior país em startups do mundo ao término de 2015.
O LIKE THE FUTURE tem patrocínio da 3M, Desenvolve SP, Inovalli, Localweb, Sebrae SP, Oracle e XP investimentos e suporte da FGV-EAESP, Markanti, MGI Tech. Como mídia partners estão o Promoview, a revista LIDE, rádios Band News e Bandeirantes, portal Terra e Grupo Radar. Os fornecedores oficiais são Anna &Ricky, Apecatu, Be Happy, CDN, Cocktelaria, Content4leads, DB2 Produção, Décorbook, Digipronto, Eccaplan, Grupo Bem, HZ Eventos, Dj Igor Cunha, Lazzi, Iluminax, Marina Bedaque, Mistral, Log & Print, Portus, PurpleCow, Royalpixel.