As agências de publicidade interessadas em realizar ações de sampling – envio ou distribuição gratuitos ao potencial consumidor de amostras de produtos – têm como principal obstáculo a identificação de público-alvo e a entrega de forma assertiva da mercadoria.
Foi pensando nisso que a Liquigás, empresa do Sistema Petrobras líder no mercado de botijões de gás até 13 kg, iniciou seu serviço de sampling em parceria com sua rede de 5 mil revendedores que garantem a entrega em mãos dos produtos das ações publicitárias.
Iniciado em 2010, o serviço de sampling da Liquigás já foi responsável pela entrega de diversos produtos e materiais de interesse do consumidor em geral. Parcerias com órgãos públicos culminaram na entrega de cartilhas informativas sobre o combate à dengue e sobre prevenção de enchentes.
Em 2016, uma ação de sampling realizada para uma agência em São Paulo obteve resultados expressivos após a distribuição de aproximadamente 26 mil amostras de um produto de limpeza: o número de pedidos do produto aumentou 26% nas lojas próximas às regiões onde ocorreu a ação.
A Liquigás conta com uma logística eficiente e com ampla cobertura territorial por meio das revendas autorizadas que estão presentes em 23 estados brasileiros. Com o serviço de sampling da Liquigás é possível segmentar o público-alvo da campanha, tendo em vista a amplitude de consumidores de botijão pertencentes as mais diversas classes sociais. A seleção do público é feita por meio de ferramenta de segmentação de mercado, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) capazes de identificar itens como classe social, idade, sexo, entre outros fatores primordiais para atingir com satisfação as demandas do mercado.
Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) encomendada pelo Sindigás, o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o combustível predominante em todas as classes sociais, sendo usado por 74% dos consumidores da classe A, enquanto que, na classe E, essa porcentagem é ainda maior, em torno de 78%. A classe C é a que mais consome o energético, presente em 93% dos fogões das residências deste segmento social.
Esses dados apontam a forte penetração que o gás de cozinha possui na casa dos brasileiros de todo o país. Outro diferencial importante é a relação de confiança dos entregadores de botijão com os clientes. Conforme pesquisa do Instituto Copernicus, 82% dos consumidores de botijão acreditam que os entregadores “são de confiança”, enquanto 55% os consideram “verdadeiros amigos”.