O automobilismo, de uma forma em geral, tem seus eventos direcionados ao público das classes A e B. No entanto, de uns tempos para cá, os organizadores e as marcas patrocinadoras estão em busca de novos adeptos ao esporte, dando a todos a chance de conhecer o mundo da velocidade.
Quando se trata de ativação, não tem outra saída, a ferramenta mais indicada é o live marketing. Hoje, não tem mais como fugir disso, afinal, só a mídia tradicional não atinge a todos, e, principalmente, não fideliza o target.
Entre os dias 30/08 e 1º/09, foi realizado, no Autódromo de Interlagos, as Seis Horas de São Paulo (Veja aqui). Para apresentar o evento ao público, os organizadores realizaram uma ação de marketing promocional na Avenida Paulista.
Bruno Senna e Nicolas Prost, filho do tetracampeão de F-1 Alain Prost, se divertiram em meio aos fãs que passam pela famosa avenida da cidade e aproveitaram para tirar fotos e conversar com os pilotos da categoria.
Mas, não é de hoje que os eventos automobilísticos são ativados por meio de ações de live marketing. A Stock Car já as utiliza há muito tempo, sendo a mais usual, as carreatas pelas ruas da cidade aonde realiza suas etapas.
A exposição dos veículos que participarão da corrida em espaços com grande circulação de pessoas é outra estratégia utilizada pelos organizadores do evento para atrair um maior público.
Outro artifício que vem sendo usado para ativar o mundo do automobilismo, é contar com a presença de pilotos famosos, promovendo a interação deles com o público em geral.
Em Varsóvia, na Polônia, Felipe Massa se transformou em um frentista de um posto de gasolina. Após abastecer vários carros, Massa ainda se apresentou para um público de três mil pessoas nas ruas de Varsóvia.
O brasileiro agitou os poloneses com uma Ferrari F60, que fez muito sucesso entre os fãs de automobilismo. Ao todo, ele deu 20 voltas em um circuito de rua.
A Fórmula Truck, que tem um público mais específico ainda, também tem utilizado das ferramentas do marketing promocional para divulgar os seus eventos. A Bridgestone, como a principal patrocinadora das corridas dessa categoria, tem investido no live marketing.
Para ampliar as ações de relacionamento dos patrocinadores com seus stakeholders, a organização da Fórmula Truck promoveu sessões de voltas rápidas durante a abertura da temporada 2013, no Autódromo Internacional de Tarumã, na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul.
A Bridgestone, antes de cada etapa, promove uma ação de marketing promocional para os caminhoneiros, oferecendo um check-up gratuito no caminhão, identificando possíveis anomalias mecânicas, a necessidade de ajustes nos pneus, entre outros tipos de correções.
O motorista recebe também instruções de como evitar a perda prematura dos pneus, aprendendo um pouco mais sobre os cinco ladrões de quilômetros.
O marketing sustentável também é bem vindo, principalmente em uma época em que a sustentabilidade tem se tornado um ponto favorável para as marcas ganharem novos públicos.
Um bom exemplo é o Kart dos Artistas, realizado no Brasil, onde famosos, dos mais diferentes segmentos (artístico, esportivo, entre outros), se unem em uma disputa de kart, e, em cada edição, beneficiam uma instituição da cidade em que é realizado o evento.
Marketing de Incentivo e Relacionamento
Em função do preço do ingresso para um evento de automobilismo ser considerado alto para o padrão da maioria dos brasileiros, as marcas aproveitam para realizar ações de marketing de incentivo, dando a oportunidade para que seus colaboradores possam estar presente, e, também, de relacionamento, com seus clientes e parceiros, visando a sua fidelização.
A Claro foi uma delas, que contou com a D|Mattos para marcar sua presença na Le Mans 6h de São Paulo e ativar a Claro HDTV. Além de gerenciar a distribuição de ingressos via relacionamento e ações promocionais, a agência também desenvolveu a comunicação e promoveu os espaços da marca no Autódromo de Interlagos
Em 2011, a Netza, Agência de Comunicação Integrada, apoiou sete escuderias que participaram da 40ª edição do GP Brasil de Fórmula 1, que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. McLaren, Red Bull, Williams, Toro Rosso, Sauber, Mercedes e Lotus Renault tiveram os Hospitality Center (HC) organizados pela agência.
Na Fórmula Truck, a LoCCo Agência foi a responsável pela montagem e estruturação do Hospitality Center, e cuidou de cada detalhe, proporcionando atendimento VIP para os convidados da Bridgestone.
A Shell é outra marca que, além de estar presente como patrocinadora em alguns eventos automobilísticos, também promove ações promocionais para o seu público. A mais tradicional delas é a que leva os ganhadores para conhecer a fábrica da Ferrari, na Itália, além de poder dirigir o carro dos sonhos de todos.
Eventos de Automobilismo no Brasil
Durante todo o ano, inúmeras são as provas de automobilismo realizadas no Brasil. Um cenário propício para ativação de marca por intermédio de ações de live marketing.
São elas: Fórmula 1, Stock Car, Copa Petrobras de Marcas, Fórmula Truck, GT 3 Brasil, F Nascar, Mercedes-Benz Grand Challenge, Rally dos Sertões, Desafio Internacional das Estrelas, Gran Turismo Sul Americano, Brasileiro de Endurance, Brasileiro de Turismo, Fórmula 3 Brazil Open.
Estamos em setembro, porém, tem muito evento ainda por acontecer. Esse é o momento para a sua marca ser mostrada, e, para as agências de marketing promocional e live marketing mostrarem a sua criatividade.
Por Antonia Goularte.