Com estádios cheios e ingressos praticamente esgotados para os jogos da Copa do Mundo, eventos alternativos são a opção para quem quer sentir o clima da competição.
Montado no Jóquei Clube, próximo a Ipanema, Leblon e à Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque da Bola tem atraído grande parte do público da Zona Sul carioca que não quer assistir aos jogos, especialmente famílias.
Casa O Globo
Fotos e textos dos 88 anos do O Globo ganham vida na Casa O Globo, projeto do jornal que funciona no Parque da Bola, no Jockey Clube Brasileiro, até 13/07, das 12h30 às 21h30.
O espaço de 1.300 m² tem a assinatura do designer Gringo Cardia e conta com uma cenografia baseada no material fotográfico e jornalístico do jornal O Globo: são mais de cinco mil fotos animadas com recursos de computação gráfica.
“A Casa O Globo no Parque da Bola é uma das ações que marcam a presença do jornal na Copa. É uma iniciativa que vem coroar nossos produtos editoriais, como o caderno especial de Esporte, o novo site do Globo, os aplicativos “Torce Brasil” e “Valendo F.C”, além dos suplementos que o jornal vem publicando desde o ano passado durante a Copa das Confederações”, afirma Sandra Sanches, diretora executiva do Globo.
Fotos: O Globo.
O local funciona como um minimuseu do futebol com histórias sobre o esporte contadas por intermédio de muita tecnologia e interatividade para atrair visitantes de todas as idades e de todos os lugares do mundo.
A proposta multimídia conta ainda com a participação de artistas, personalidades e jogadores em uma programação diversificada, centrada no tema futebol, em homenagem ao campeonato que este ano acontece no Brasil.
A Casa O Globo, que tem patrocínio da Vivo, Volkswagen e Itaú, é formada por nove espaços, além de uma sala VIP. A fachada já mostra que o público está entrando em um universo interativo de futebol com desenhos de jogadores, bolas e outros elementos do esporte usando o conceito da arte de rua.
Em seguida está o espaço “A História do Futebol”, com quatro histórias selecionadas e contadas através de vídeo e divididas por tema, todos embalados por uma trilha sonora emocionante.
No espaço “torcedores ilustres”, artistas e jornalistas como Pedro Bial, Dira Paes, Patrícia Poeta, Christine Fernandes, Bruno Gagliasso, Luís Miranda e Heloísa Périssé contam histórias de futebol ilustradas com imagens do acervo do jornal O Globo.
A diversão não para e o espaço dá a oportunidade de o público participar do Quiz Game, comandado por um apresentador. A atividade permitirá que oito visitantes se enfrentem para responder a variadas perguntas que vão aparecer em um telão.
Seguindo o percurso da Casa O Globo, o público entra no espaço “Lances da história”. A sala com uma pequena arquibancada permite que o visitante se arrisque a dar chutes a gol em direção ao telão. Mas no lugar do gol estão números que vão de um a 12. Cada número corresponde a um vídeo diferente que aparece após o visitante dar o chute.
A interatividade da casa permite ainda levar uma recordação fotográfica. Em “Você na história do futebol” o público pode tirar fotos com a camisa do Brasil, adereços, ou ainda, uma foto que poderá ser estilizada com uma maquiagem facial em homenagem ao campeonato.
O visitante também pode ser manchete de jornal, montar uma capa com a própria foto e compartilhar nas redes sociais.
A sala seguinte alia futebol e música. Este espaço funciona como um karaokê, mas a lista de músicas, claro, só contém faixas sobre futebol ou músicas usuais entre as torcidas. Um grande telão mostra a letra da faixa escolhida pelo visitante, que poderá soltar a voz. Da música para o videogame, o espaço seguinte oferece monitores, onde os visitantes poderão jogar juntos partidas virtuais de futebol.
A Casa O Globo oferece também o “Lounge da concentração”, para o público brincar, beber e se distrair com os amigos. O espaço também apresenta um auditório multimídia, apelidado de Totozão, que acomoda 80 pessoas e apresentará em sua programação diversificada oficinas, atividades infantis, apresentações e bate-papos com convidados. A casa ainda possui um terraço com vista privilegiada de todo o Parque da Bola.
Espaço Vivo
Patrocinadora da Casa O Globo, a Vivo está realizando ações de live marketing em seu espaço que conta com atrações, como o quiz sobre a Seleção Brasileira, karaokê, chutes a gol e totens interativos.
Em todas as brincadeiras os participantes são incentivados a conhecer os serviços de internet da Vivo, como o 4G e o MultiVivo. Confira nas imagens abaixo:
Fotos: Divulgação/Vivo.
Parque da Bola
A inspiração para a criação do espaço, segundo os organizadores, foi nos festivais de música europeus, onde além das atrações no palco, são oferecidas diversas opções gastronômicas e outras atividades de entretenimento.
Um dos sócios da empresa organizadora da iniciativa, Eduardo Magalhães comemora os resultados do projeto. “A ideia era criar um espaço aberto, recuperando o que o Rio de Janeiro tinha nas praças públicas, onde os garotos brincavam com a bola, ao ar livre. A gente quis recuperar isso, trazendo oficinas pras crianças brincarem, tirando elas do apartamento, de casa, pra deixar de jogar computador, videogame, e brincar com a bola numa área aberta, mas com segurança”, diz.
Fotos: Staff Images.
Além dos telões mostrando os jogos, o Parque tem uma loja oficial da Fifa, atividades para as crianças, incluindo uma roda gigante, que à noite ganha luzes em verde e amarelo e uma área gastronômica com opções de comidas e bebidas típicas de alguns dos países participantes da Copa, como Argentina, Espanha, Estados Unidos, Itália e Uruguai.
Após os primeiros dias de funcionamento, o local já havia recebido 80 mil pessoas, que consumiram mais de 30 mil cachorros quentes (R$ 7,00) e dez mil fatias de pizza (R$ 10,00), entre outros itens.
A expectativa até a decisão, no dia 13/07, é de chegar a um total entre 160 e 200 mil pessoas. Com direito de exploração do espaço no Jóquei por cinco anos, Magalhães diz que o plano para os Jogos Olímpicos de 2016 é de realizar um evento quatro vezes maior.