A APAS Show entra no seu terceiro dia e os números iniciais mostram a força do setor supermercadista e da indústria da alimentação. A estimativa inicial mostra a participação de mais de 50 mil empresários e executivos do varejo nos dois primeiros dias.
Ao longo desta terça-feira havia um clima de euforia com muita gente caminhando pelas ruas e grandes engarrafamentos ao redor do ExpoCenter Norte. Ao lado de outros grandes eventos a APAS esgotou a ocupação hoteleira. Não há hotel para hospedagem em SP ao menos até o próximo final de semana.
Lá dentro da APAS Show, com todos pavilhões ocupados, um clima de felicidade, reencontros, abraços e muitos negócios. A feira é gigantesca e só é possível encontrar o rumo e localizar os espaços com ativações das empresas consultando o mapa da feira.
Neste ano esta tarefa foi facilitada por um aplicativo que traça rotas para o usuário ir de onde estiver para onde quiser dentro do evento. A plataforma não exige acesso à internet e está disponível para download tanto para iOS quanto para Android.
Seja como expositor, patrocinador ou visitante, a feira possibilita estreitar o relacionamento com parceiros, ampliar conhecimentos e fechar negócios. Uma vitrina sob medida para todas as empresas que buscam a expansão dos limites profissionais.
Oferecer a experiência adequada às pessoas passou a ser uma questão de entender um universo complexo, multifacetado e dinâmico. Grandes especialistas estão abordando esse tema atual, que está diretamente ligado ao jeito de fazer negócios. Nesta edição são mais de 70 palestras com especialistas nacionais e internacionais do varejo em formato híbrido.
Confira o que as marcas prepararam para o evento:
Nestlé
A Nestlé foca em sustentabilidade e inovações de produtos na 36ª edição da APAS Show.
O estande da empresa no maior evento supermercadista do mundo é composto por ativações tecnológicas e interativas, com destaque para as inovações em produtos e novas soluções. Além disso, o espaço sustentável reforça a posição da marca de que tão importante quanto gerar valor para o acionista e boas experiências ao consumidor, é gerar valor também para a sociedade.
“O objetivo do espaço é gerar experiências para os visitantes da feira e priorizar a agenda sustentável da companhia que está focada em regeneração, isso significa para Nestlé trabalhar o agora, olhando para práticas que melhoram a capacidade de sistemas que dependemos para restaurá-los, renová-los e/ou curá-los de forma mais eficaz”, detalha Felipe Votisch, Diretor de Trade Marketing Regional & Merchan Nacional.
Coca-Cola FEMSA Brasil
A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volumes de vendas, montou um grande estande na feira.
O-evento é palco de grandes experiências interativas relacionadas às bebidas que fazem parte do portfólio da empresa, que ainda oferece a experimentação de novos sabores, como Coca-Cola Byte, Estrella Galicia 0.0, Therezópolis Gold, dentre outros produtos para supermercadistas e consumidores que estiverem passando pelo estande.
“Estamos empolgados com o retorno do APAS Show. Temos a feira como o momento perfeito para rever nossos clientes, reforçarmos a nossa marca ao apresentar todas as novidades do nosso portfólio aos supermercadistas, como a linha de drinks prontos da Schweppes Premium Drink, e aproveitamos para promover a troca de experiências de mercado“, disse Adalberto Luiz Fofan, Diretor Key Account da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Grupo Petrópolis
O Grupo Petrópolis apresenta os lançamentos mais recentes de seu portfólio na 36ª edição da APAS Show.
Com um estande de 488m² na área de expositores, o espaço do Grupo Petrópolis possui dois andares, com duas divisões na parte térrea, uma parte representando um autosserviço independente, com jornada de compras, acesso a produtos, gôndolas e ativações, o que proporciona ao visitante uma vivência interativa e repleta de experiências sensoriais, e uma estrutura de bar para receber os parceiros de negócios e promover degustação dos novos produtos.
Na parte superior, serão sete salas de reunião e uma na parte do térreo de exportação para networking e negociações.
“Estamos muito animados para esta edição da APAS, depois de um período de pausa dos eventos presenciais. A participação do Grupo vai estreitar relacionamento com consumidores, supermercadistas e representantes das indústrias. E é uma excelente oportunidade para conhecerem nossos lançamentos, relembrarem nosso vasto portfólio de bebidas, degustarem, fazermos grandes negócios e aumentar a nossa base de clientes”, disse José Luiz Sinti, gerente nacional de Patrocínio e Trade Marketing do Grupo Petrópolis.
Gallo
Na feira, a marca montou um estande para apresentar ao público toda a sua linha de produtos, que inclui azeites, azeitonas, vinagres e pimentas, além de revelar toda sua história e o processo de produção de seus azeites de oliva, destacando a qualidade e a liderança no mercado nacional.
O estande foi desenvolvido pela MKT House e buscou como principal inspiração a oliveira, arbusto milenar de onde é extraído esse ingrediente tão especial que é o azeite de oliva.
Além da imersão no universo Gallo, o público que passar pelo espaço terá a oportunidade de realizar ações de degustação e participar das aulas-show com o Chef Felipe Caputo, que levará ao evento um cardápio variado, com pratos salgados e doces, preparados com os diferentes azeites da marca.
“Estamos felizes em participar desse importante evento com nossos produtos e novidades. Nossa liderança no mercado brasileiro é fruto da forte relação de credibilidade e de confiança de nossos clientes e consumidores. Por isso, estar em eventos como esse é, para nós, algo bastante representativo”, revela Rita Bassi, Diretora Geral da Gallo Brasil.
Seara
Com um portfólio pensado tanto nas necessidades do consumidor quanto nas do varejista, a Seara vai apresentar soluções inovadoras, tecnológicas e novos produtos.
Na terça-feira, dia 17, a Seara vai oferecer um almoço exclusivo para executivos das principais marcas varejistas presentes na feira, com cardápio elaborado pelo chef Claude Troisgros utilizando os alimentos e as novidades em produtos da linha Seara Gourmet, como o pão de queijo e Bife Bourguignon.
Com o maior estante da feira, de mais de 660 m², feito com material reciclado de garrafas pet e compensação de todo o carbono emitido em suas atividades, a Seara vai participar de palestras do congresso. O estande da marca, junto com o da Friboi, fica no box 589, próximo à rua M, 21.
Catupiry
Em stand que é um reflexo da tradição, modernização e alta qualidade da empresa, a Catupiry está pronta para o maior evento supermercadista com lançamentos exclusivos para os canais varejo, além de fortalecer o seu portfólio de linha.
“A APAS é um dos maiores eventos do setor e muito importante para o desenvolvimento e crescimento da Catupiry no canal de varejo. Queremos ser reconhecidos como uma marca de alimentos, que faz parte de momentos especiais e da memória dos consumidores”, aponta Nicolau Ahn, superintendente comercial de Catupiry.
Grupo BRF
O Grupo MM Full Experience, um dos maiores players de eventos e live experience do Brasil é responsável pela execução do projeto pioneiro da BRF para essa edição de tamanha importância da APAS Show.
Na maior feira do setor, BRF apresenta seus lançamentos ao mercado em um estande de 404 m², com projeto inovador.
Um espaço aberto, convidativo, que chama o espectador a interagir e imergir no mundo BRF com leveza, consistência e diversão.
Curvas orgânicas estão presentes em todo o espaço, que traz as marcas foco com Sadia, Perdigão, Qualy, Pets, Balance, Faro, entre outras.
Piracanjuba
A Piracanjuba apresenta inovações na 36ª edição da APAS Show.
As novidades são o lançamento do primeiro leite A2 de caixinha do mercado e a linha de nutrição infantil Piracanjuba excellence.
“A APAS é uma importante vitrine de negócios, onde temos a oportunidade de apresentar lançamentos, reforçar nosso mix de produtos, fechar novas parcerias e fortalecer o relacionamento com clientes. Estamos bastante otimistas para essa edição”, declara Lisiane Campos, Gerente de Marketing.
illycaffè
A illycaffè, líder mundial do café de alta qualidade, participa pela primeira vez da APAS SHOW.
A illy, marca global de café fundada em Trieste em 1933 e reconhecida por sua qualidade sustentável, apresenta durante a feira toda a linha de produtos illy de consumo doméstico, assim como alguns produtos B2B ou híbridos, que são comercializados em ambos os canais.
“A expectativa é muito alta, dado ao fato de que se trata do maior evento supermercadista da América Latina. Esperamos mostrar nossos produtos e os valores que regem a empresa a um grande número de potenciais clientes”, disse Frederico Canepa, diretor-geral da illycaffè Sud America
Prosseguir
A Prosegur, multinacional líder em logística de valores no Brasil e referência internacional em segurança privada, está presente pelo 12º ano na APAS Show, com a apresentação de soluções inovadoras para o setor supermercadista de pequeno, médio e grande porte de todo o Brasil.
As pessoas terão a oportunidade de conhecer e simular, na prática, o uso da solução Cash Today, um cofre inteligente inteiramente customizado com a mais alta tecnologia que permite guardar e aferir o dinheiro com segurança.
“Estamos ansiosos com a retomada dos eventos presenciais após mais de dois anos. Nesta edição da APAS Show, a Prosegur apresentará sua diversidade de soluções disponíveis ao setor, que buscam principalmente otimizar o tempo do varejista, ampliar a segurança e a gestão na forma de pagamento, seja ela em papel-moeda ou outros meios de pagamento”, disse Sérgio França, diretor comercial e de estratégia da Prosegur Cash.
Pif Paf Alimentos
A empresa com mais de 50 anos de tradição, participa da APAS SHOW 2022 com um estande de 205 metros quadrados.
Toda a execução do projeto foi realizada pela TSBetc.
Na edição deste ano, a marca apresenta sua nova identidade visual e comunicação. Em um estande de dois andares, a Pif Paf mostra seus produtos e os principais lançamentos, e está preparada para receber seus convidados com muita atenção e conforto.
“Após um longo período de grandes limitações, escolhemos a APAS para apresentar nossa nova marca corporativa e receber nossos parceiros com toda atenção e conforto para gerar grandes negócios”, explica Marcelo Assaf, Diretor de Marketing da Pif Paf.
Neugebauer
A marca gaúcha de chocolates vai estar presente na APAS apresentando seus tradicionais produtos e as novidades Napolitano, Napolitano Sticks, Amendolate, novo Mix de Neugebauer Hits, além de realizar o pré-lançamento de Stikadinho Go.
“Este é um evento muito importante para nós, oportunizando negócios, prospecção, retomada de contatos com antigos parceiros e abrindo uma grande perspectiva de participação em outros eventos ao longo dos próximos meses. É uma ótima oportunidade para a Neugebauer estar ao lado de grandes marcas nesta Feira, que é a maior do mundo no setor supermercadista”, afirmou Leandro Notti Laux, gerente de Marketing e Inovação da Neugebauer.
CRS Brands
A CRS Brands, uma das maiores indústrias de bebidas do Brasil, vai mostrar durante a Apas Show 2022 as bebidas e inovações das marcas que construíram os 96 anos de história da empresa e estarão presentes nas gôndolas dos supermercados no decorrer do ano.
A empresa vai aproveitar que o inverno está chegando para lançar uma ação para ajudar os supermercadistas a alavancar as vendas de vinho e que promete agradar os fãs da marca Dom Bosco.
Inoar Cosméticos
Durante a APAS Show a Inoar Cosméticos, indústria brasileira de capital 100% nacional, lançará sua nova Linha Inoar Nature e apresentará os primeiros produtos da linha Banho a Banho, adquirida pela companhia.
Presente no segmento supermercadista desde 2017, essa é a segunda participação da empresa no evento, que vai até 19 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“O evento apresenta as melhores pra?ticas de nego?cios do setor e reu?ne os principais dirigentes de redes e lojas. Neste ano, chegaremos com lançamentos importantes e novos produtos visando, justamente, ampliar nossa presença nas gôndolas. Além de shampoo e condicionador, teremos talco e desodorante, o que nos permitirá marcar presença em outros espaços e maximizar nossa marca institucionalmente”, afirma Inocência Manoel, cofundadora da Inoar Cosméticos, que atualmente conta com mais de 150 produtos.
GUM
A GUM, marca americana de cuidado bucal, referência nos Estados Unidos, e em plena expansão de seu portfólio no Brasil, divulgou a chegada de novos produtos no maior evento para varejistas de supermercados do planeta.
“Para nós é muito significativo promover o lançamento de novos produtos em um evento tão importante para o mercado, como a APAS. Esse tipo de ação reforça a relevância e visibilidade da nossa marca junto ao setor supermercadista nacional”, declara Luiz Augusto Tavares, presidente da Sunstar Brasil, empresa detentora da marca GUM.
Ourolux
A empresa vai levar um estande completo para o espaço do evento e apresentará o novo mix de lâmpadas inteligentes da linha CONTROLED.
Durante o evento, a Ourolux vai estar presente com um espaço experimental com todos os produtos da linha, que estarão disponíveis para demonstrações e testes, além de uma equipe de profissionais qualificados que poderá suprir todas as dúvidas dos participantes com relação aos produtos da marca.
Na opinião de Roberto Saheli, diretor estratégico da Ourolux, o evento é de grande importância para o mercado, bem como para o desenvolvimento da companhia neste momento.
“A APAS é o maior evento do mundo no que diz respeito à supermercados e também desempenha um papel fundamental para o setor de iluminação. Para nós, é sempre uma satisfação participar da feira. Completamos 30 anos de mercado em 2022, o que torna a nossa participação ainda mais especial. Além disso, podemos comemorar o 4º ano consecutivo como a marca líder do país e TOP 4 Brasil na venda de pilhas apresentando ao público os produtos responsáveis por estes prêmios”, detalha ele.
Pamplona Alimentos
A Pamplona Alimentos, empresa especializada em carne suína, com mais de 74 anos no mercado, apresenta seus lançamentos para os supermercadistas de todo o País e conta com atrações em seu estande.
Para este ano, o principal foco da fabricante é mostrar seu portfólio com um conceito mais prático, voltado para famílias menores e até mesmo para público single. Para isso, apostam em embalagens compactas e com menor desembolso. Entre as novidades estão: linguiça calabresa fatiada de 125g e a carne moída suína de 500g.
“Para nós, o evento proporciona oportunidades de novos negócios, assim como o fortalecimento das relações já consolidadas. Além disso, é um espaço importante para a troca de experiências e informações relevantes sobre o mercado”, destaca Irani Pamplona Peters, Diretora Presidente da Pamplona Alimentos S.A.
Jaguacy Brasil
A Jaguacy Brasil vai estar presente com seu estante durante a APAS Show para apresentar aos supermercadistas e visitantes, além do Avocado, um portfólio completo de produtos fabricados pela empresa a partir do fruto.
De acordo com Lígia Falanghe Carvalho, Diretora de RH e Marketing da Jaguacy, as vendas para o mercado externo representam 80% do faturamento da empresa, com a Espanha respondendo por 40% do total de exportações, seguida por Alemanha, Holanda e França com 25% e Argentina e Uruguai com 35%.
“Nossas unidades produtoras e produtores associados passam por certificações internacionais, pautadas na rastreabilidade da produção, preservação do meio ambiente e respeito a área social”, afirma Lígia.
A APAS SHOW, que envolve feira e congresso, promove com sucesso a integração entre empresários, indústria, compradores nacionais e internacionais em uma verdadeira plataforma de negócios que movimenta bilhões.
A feira conta com quatro dias de networking para que as melhores condições e tendências sejam repassadas para a ponta, sempre levando em conta experiências positivas de consumo.
Trata-se de um evento importante para a geração de negócios do setor. Na última edição, US$ 100 milhões foram gerados nas rodadas de negócios que trouxeram números expressivos, como 1.423 reuniões, 50 compradores internacionais de 23 países, e 185 empresas participantes.
Depois de um hiato de dois anos devido à pandemia, a APAS SHOW está de volta ao calendário de eventos de São Paulo em 2022 com novidades.
Outro destaque é a mudança dos horários da feira. Antes ela era realizada das 14h às 22h, mas desta vez ocorre das 12h às 20h.
Os associados da APAS poderão acessar a Arena Supermercadista, onde serão sediados cursos e treinamentos relacionados a todas as etapas operacionais de um supermercado.
Já na Arena Promocional da APAS SHOW 2022, os visitantes do evento vão ter disponíveis food trucks, arquibancadas e mesas para um momento de descanso e descontração.
Nesse local também serão realizadas ações e ativações de algumas marcas.
“A APAS SHOW é o maior evento de supermercados do mundo. Em 2022, serão mais de 800 expositores na feira e temos uma expectativa de mais de 120.000 visitações ao longo de todos os dias do evento. É um evento de geração de negócios em que todas as pessoas envolvidas na cadeia de abastecimento estarão presentes”, revela Carlos Corrêa, superintendente da APAS.
No decorrer do evento estão sendo realizadas algumas ações, como a de responsabilidade social e arrecadações de doações de alimentos e bebidas para instituições beneficentes.
No Congresso de Gestão Internacional do evento, as mais de 70 terão como temática “O Essencial é Humano” e vão procurar oferecer ao congressista acesso a informações, reflexões e cases das mais modernas tendências do setor.
A edição deste ano também tem como novidade a possibilidade de participação no Congresso de forma híbrida.
“A escolha do tema do Congresso é uma valorização do capital humano do nosso setor. Com ‘O Essencial é Humano’, a APAS reconhece que o setor de supermercados é uma atividade essencial para o dia a dia das pessoas. Desta maneira, falar sobre isso é um reconhecimento da principal preocupação dos últimos dois anos: a saúde das pessoas. Tratar desse tema em 2022 é um resgate dos aprendizados da pandemia e uma homenagem à resiliência humana observada no passado recente”, detalha Corrêa.
O Congresso da APAS SHOW traz oportunidades de aumentar o conhecimento sobre o setor e traz novas possibilidades de negócios entre os participantes.
Na APAS SHOW 2022, as palestras foram distribuídas em grandes temas, para que o congressista possa escolher uma temática que mais lhe interessa e acompanhar todas as palestras dela ao longo dos quatro dias de Congresso.
As palestras que serão oferecidas são: “Desenvolvimento e Formação”, “E-Commerce e Omni”, “Experiência de Compra”, “Mix e Pricing”, “Operação Inteligente” e “Transferência Estratégica”.
Com base nisso, as palestras foram dispostas na grade na seguinte sequência: Tendência, Estratégia, Tática, Cases e Moderação, onde poderão ser realizados debates e conversas sobre o que foi apresentado no dia.
Desse modo, o congressista terá a oportunidade de entender cada assunto de forma completa e multifacetada.