A ArtRio desenvolve iniciativas e uma programação que transcende as datas da feira de arte, ocorrida em setembro no Rio de Janeiro. Desde sua primeira edição em 2011, sua proposta sempre abrangeu um calendário anual, disseminando conhecimento e o contato com a arte para variados públicos, tanto fomentando visitas a museus, galerias e instituições quanto promovendo ações em locais diversos.
Com essa abordagem, a ArtRio impulsiona o mercado e encoraja debates sobre temas abrangentes, ao mesmo tempo em que enfatiza a acessibilidade, oferecendo aprendizado a públicos diversos. Em 2023, o investimento total de patrocinadores e apoiadores da plataforma supera em 25% o do ano anterior.
“É de grande relevância quando as marcas compreendem o potencial da Arte como uma plataforma para se comunicar com distintos públicos, incluindo acessibilidade e educação na pauta de todos, demonstrando como a cultura representa o potencial de nosso país”, aponta Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Em-2023, a 13ª edição da ArtRio acontecerá de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, e conta com o patrocínio e apoio de 12 marcas, todas realizando ações e proporcionando experiências para diversos segmentos. A apresentação da ArtRio conta com as assinaturas da PRIO e do Instituto Cultural Vale.
Comprometida com a missão de democratizar o acesso à arte e à cultura no Rio de Janeiro, a petroleira carioca PRIO participa pela primeira vez da ArtRio. Ela lidera o ArtRio Social, realizando atividades artísticas e educacionais em colaboração com ONGs e instituições, ampliando horizontes de centenas de crianças, jovens e adultos por meio da arte e da cultura. Entre as atividades estão visitas guiadas a museus e instituições, sempre acompanhadas por educadores de arte.
A PRIO também patrocina o Collectors Program, que traz importantes colecionadores do Brasil e do exterior para visitar a feira, além de uma agenda especial de visitas a ateliês e coleções privadas. Na Marina da Glória, a empresa terá um espaço para convidados e realizará ativações para os visitantes.
O Instituto Cultural Vale, pelo segundo ano consecutivo, assume o Prêmio FOCO, dedicado a artistas com até 15 anos de carreira, selecionando seis artistas para residências artísticas em diferentes cidades do país. Durante a feira de arte, também realiza as Conversas ArtRio, abordando temas vinculados ao mercado de arte, como colecionismo, questões legais e de catalogação, carreiras artísticas e educação, entre outros.
A cerveja Becks, como patrocinadora, estará presente nos bares da ArtRio durante o evento, assumindo o mezanino da área externa e promovendo um momento de celebração com o pôr do sol diariamente. A marca também apoia o CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte, que tem como objetivo aproximar o público das artes visuais, incentivando visitas a galerias.
A administradora de shopping centers Aliansce Sonae, pelo terceiro ano consecutivo, realiza o ArtRio Educação, trazendo exposições interativas para dentro dos shoppings da rede, permitindo que um público diversificado obtenha conhecimento sobre arte, movimentos artísticos e artistas. O objetivo é estimular o contato e a interação, levando cultura aos espaços cotidianos das pessoas. Em 2023, a ação terá como tema a Arte Popular Brasileira. O Shopping Leblon realiza, em agosto, as Intervenções das Artes, trazendo obras de artistas para o espaço interno, além de organizar visitas guiadas para convidados.
A RioGaleão apoia a produção do Pílulas de Arte, programetes exibidos no Canal CURTA!. Na Marina da Glória, ela lidera o programa VISTA, uma seleção de galerias com até 10 anos de atuação na feira, e terá um espaço para atividades.
A Rede Windsor de Hotéis é a rede oficial da ArtRio, hospedando os convidados VIPs, curadores e colecionadores. A Amsterdan Sauer, reconhecida por sua tradição em joias, estará presente na feira com uma coleção especial de peças, além de receber convidados para visitas guiadas ao evento. A PUIG apresentará as marcas representadas, e a VIVO disponibilizará totens para recarga de celulares para atender os visitantes.
O IBMEC / Instituto YDUQS tem um projeto significativo de visitação direcionado a seus alunos de diversos cursos. A turma de Comunicação, por exemplo, gera conteúdo para a TV e redes sociais da instituição.
O gin Bombay, também presente na ArtRio, manterá um bar de coquetéis e realizará ações especiais, e a Alta Diagnósticos, pela primeira vez, apoia a plataforma de arte. A ALAMaster é parceira do evento, fornecendo toda a tecnologia de monitoramento de segurança.
O evento tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.
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