Em novembro, Heineken se reafirma nacionalmente como uma marca em que sustentabilidade e consumo consciente são pilares inegociáveis.
Como parte desse compromisso e valorizando o quarto ingrediente de sua fórmula, a energia verde, a cervejaria traz a plataforma Green Your City, criada e executada pela Agência Atenas.
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“A plataforma visa utilizar a música como um catalisador da transformação de consciência do público em suas relações com a cidade e com o meio ambiente – e a experiência de marca é uma ferramenta poderosa para essas mudanças.”, afirma Denise Garrido, CEO da Atenas.
Manifesto Green Your City
Para o lançamento, foi criado um manifesto que expressa a ideia principal da plataforma, que é apresentada como um movimento de regeneração urbana.
“Uma provocação da Heineken para repensarmos a vida nas cidades e criarmos juntos opções de futuro mais sustentável.”, afirma o texto.
“Acreditamos que momentos de lazer, espaços culturais, festivais de música e até mesmo uma mesa de bar entre amigos podem se tornar espaços de reflexão, aprendizagem e mudança de comportamentos. E que têm imenso potencial de multiplicação.”
O projeto foi lançado nacionalmente no dia 4 de novembro, com eventos e dezenas de ativações em três cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Pontos importantes dessas cidades foram iluminados de verde como forma de trazer ao público essa preocupação da marca em relação à sustentabilidade e ao consumo consciente.
Em São Paulo, um evento principal criado e executado pela Atenas na praça Victor Civita foi todo pensado a partir de iniciativas sustentáveis, como emissão de CO2 reduzida, certificação de compensação de carbono, uso de materiais sustentáveis como copo PLA, que é biodegradável e compostável, e a moagem das garrafas de vidro durante a noite – este resíduo irá para a fábrica da marca e será destinado à reciclagem.
Além disso, foi feito um alinhamento com parceiros pensando em um menor número de resíduos de cenografia, operação de compostagem e gestão de resíduos dentro do conceito Lixo Zero.
O evento para convidados contou com a participação da atriz Leandra Leal, que recitou um poema-manifesto de Micheliny Verunschk, representando o compromisso da Heineken com a sustentabilidade. A DJ norte-americana The Blessed Madonna foi uma das atrações do line-up.
Entre as casas parceiras que participaram da ação, em São Paulo, estão Casa de Francisca, que recebeu a cantora Tulipa Ruiz, Audio Club, Heavy House, Tokyo, Bona, Studio SP, Exit Bar, Estepe, Fatz + Praça, Deus Ex Machina e Cave Pool.
Em Belo Horizonte, participam os bares Ancho e Dorival. Já no Rio, entram o Circo Voador e o Brewteco Gávea.
Parceiros
Para a criação desses eventos e ações que seguem o direcionamento de sustentabilidade e responsabilidade de Heineken, a Atenas contou com parceiros igualmente comprometidos.
Responsável pela arquitetura do evento da Praça Victor Civita, Henrique Guerra, da The Public House, explica que a área verde do local foi valorizada com todo cuidado para que não fosse danificada ou obstruída, utilizando-se até de meios digitais para que a flora fosse destacada e não houvesse nenhum rastro posterior.
Já o estúdio de arte e design Bijari deu vida a instalações criadas a partir das metas da Heineken em relação à sustentabilidade e meio ambiente, sempre dialogando com o espaço em questão.
Uma delas, uma árvore com galhos de LED, se expande pelo espaço e interage com as copas e galhos das árvores da própria praça.
A Un Cenografia também contribuiu para a execução de um evento que foi criado já com o objetivo de reaproveitamento e reutilização de materiais, com o mínimo de resíduos possível.
A Atenas contou com a parceria de Luzinha Noleto, consultora de sustentabilidade e impacto positivo na Luz.is, que tornou possível um cálculo de carbono no pré-evento, para que o projeto fosse desenhado já minimizando ao máximo a emissão de CO2 antes dele acontecer.
“O projeto cenográfico priorizou materiais (como metais) que pudessem ser reaproveitados e parte da cenografia será reutilizada em outras ações da marca. Seguindo as diretrizes de economia circular da Heineken”, afirma Luzinha.