2020 chegou tirando tudo do lugar. Das poucas certezas que temos, a mais aterrorizante para os donos de agências, sem dúvida, foi o fato de o setor de eventos ter sido um dos primeiros a parar em consequência dos efeitos da pandemia e um dos últimos a se restabelecer.
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Foi no meio desse cenário caótico, trilhando caminhos ainda pouco conhecidos, cheios de turbulências e novos desafios, que a Atenas virou a chave e fez o que sabe fazer melhor: Usou a criatividade para se reinventar.
Mas, antes de mergulharmos nos jobs que marcaram a retrospectiva do ano da agência, é preciso retrocedermos ao finzinho de 2019 para conseguirmos acompanhar o ritmo de crescimento da empresa nos últimos meses.
Depois de mudar a sede de São Paulo para um novo endereço, a Atenas colocou na rua o projeto especial de verão Heineken Urban Jungle, levando um verdadeiro oásis verde para o meio da selva de pedra.
#UnidosPelaMúsicaBrasileira foi uma causa verdadeira, que esteve presente ao longo do ano em todos os projetos da marca..
Enquanto as queimadas na Amazônia batiam recordes, a agência fez brotar uma verdadeira floresta em locais improváveis de São Paulo e Curitiba, dando um novo significado às relações das pessoas com o meio ambiente e com as cidades. Foi um case que virou benchmarking dentro da companhia.
O ano de 2020 começou acelerado, com a agência assumindo as ativações de verão de Devassa, incluindo o dia 2 de fevereiro, quando o famoso logo vermelho e amarelo da cerveja ficou azul para homenagear Iemanjá, e a primeira vez que o Homem da Meia-Noite veio a Salvador para celebrar os 70 anos do trio elétrico.
Em março, a Atenas criou para Beefeater o ‘Secret Spot’, um bar secreto inspirado nos speakeasies londrinos, para marcar o lançamento do famoso gim no Brasil.
Inicialmente idealizada para ter uma programação intensa durante vários fins de semana, infelizmente, a ativação precisou ser cancelada logo após o evento de abertura, devido ao rápido agravamento da pandemia.
A partir desse momento, e com a nova ordem estabelecida para barrar o avanço do vírus – sem palcos, sem música, sem aglomerações, sem grandes estruturas –, o mantra da Atenas virou superação. Como fazer para driblar o cancelamento massivo de todos os eventos que já estavam engatilhados?
Para a Devassa, a estratégia adotada pela agência foi levar a plataforma ‘Tropical Transforma’ das arenas físicas para o ambiente digital, apoiando a cadeia produtiva da música e os profissionais dos bastidores afetados pela crise
Com essa estreia poderosa, a Atenas se firmou como uma das agências mais cotadas nesse “mar de lives”, tendo criado e produzido alguns dos shows mais icônicos e emblemáticos dessa quarentena.
O que dizer da antológica Festa do Gil? A segunda edição do Devassa Tropical ao Vivo resgatou a esperança de dias melhores na data em que o mestre Gilberto Gil completou 78 anos.
Na sequência, o projeto evoluiu com o primeiro encontro dos Novos Baianos após a partida de Moraes Moreira, em uma live que inovou ao dar os “primeiros passos para fora de casa”.
Buscando se superar a cada nova entrega, a Atenas trouxe o primeiro encontro dos artistas com o público, com uma plateia virtual direto do Circo Voador, no show de Duda Beat e Nando Reis, também para Devassa.
Quem também confiou na expertise da Atenas para se jogar no mundo do entretenimento por meio do streaming foi o Grupo Neoenergia e suas distribuidoras Coelba, Celpe, Elektro e Cosern, que apostaram na live ‘Arraiá da Energia’ com Elba Ramalho para manter viva a tradição da festa de São João.
O resultado foi tão positivo que, menos de dois meses depois, veio mais uma live para a conta: ‘Som da Energia com Péricles’, dessa vez, uma poderosa homenagem aos eletricistas que estavam na linha de frente durante a pandemia.
Para fechar o ano com chave de ouro, a segunda edição do Devassa Encontros Tropicais entrou para a história ao celebrar a raiz da música brasileira com um encontro potente entre IZA e um time de artistas negros, direto do Museu du Ritmo, em Salvador, com transmissão ao vivo pelo Multishow.
Além de ter alcançado resultados expressivos em um ano tão desafiador e ter conseguido manter o crescimento que atingiu em 2019, a Atenas lançou sua nova marca, foi a terceira agência com mais indicações e cinco prêmios nacionais no Globes Awards e acrescentou as contas de trade nacional da Suvinil e 99Food ao seu portfólio de clientes, tendo, inclusive, engordado a equipe em um período de cortes.
Para a Suvinil, em poucos meses, já foram mais de 280 jobs na rua, entre campanhas de incentivo, projetos especiais e comunicação da marca nos PDVs do Brasil inteiro.
É nesse embalo que a Atenas está pronta para receber 2021, de portas e braços abertos.