O turismo é um mercado que preza muito pelo olho no olho, pelo cafezinho e pela convivência e relacionamento com os parceiros.
Isso ajuda a explicar a quantidade de feiras e eventos realizados no Brasil. Enquanto alguns reclamam da quantidade, tantos outros aproveitam a oportunidade de estar pessoalmente com clientes e fornecedores e realizam negócios.
Confira as principais feiras de negócios aqui.
Leia também: Feiras de negócios: Mercado anseia pela volta.
Em 2020, no entanto, a pandemia do Covid-19 nos tirou isso. No primeiro semestre apenas o Encontro Comercial Braztoa Rio foi realizado. Tudo que vinha depois foi sendo adiado até passar para 2021.
No-segundo semestre, com números melhores referentes a infectados e mortes, Festival de Turismo de Gramado e Festival das Cataratas tiveram as suas edições. Menores e ainda com muito receio por parte de expositores e visitantes.
O desenho de 2021 parece ter começado igual. Muitos adiamentos empurraram praticamente todos os eventos para a segunda metade do ano. A diferença, porém, é que há uma esperança maior de que sejam realizados neste ano.
A campanha de vacinação já começou e promete acelerar a partir deste mês de março. Com isso, a segurança para a realização destes eventos aumenta.
Mesmo com a viabilização dos eventos presenciais, quase todas as feiras terão também uma versão virtual, inaugurando a Era dos eventos híbridos.
O objetivo é proporcionar a quem ainda não se sente seguro em participar a oportunidade de conhecer os produtos e serviços apresentados. Ao todo serão sete feiras, sendo cinco delas no segundo semestre.
O calendário começa com a BNT Mercosul, entre os dias 24 e 28 de maio. Em seguida vem o Festival das Cataratas, realizada entre 9 e 11 de junho.
Na segunda metade do ano acontecem Aviesp Expo (30/06 e 01/07), WTM-LA (3 a 5/08), Abav Expo (29/09 a 01/10), BTM (22 e 23/10) e Festuris (4 a 7/11). Confira nesta matéria os detalhes de cada uma delas.
Foto: Reprodução.