O Coala Festival 2023 teve, com bastante força em sua edição, a circulação das duas frases “Fortalecendo a música brasileira desde 2014” e “a música brasileira é foda”. Mais do que isso, tais afirmações traduzem a história traçada pelo evento até o momento, da forma e do propósito como foi concebido, até a curadoria e a experiência proporcionada para o público e para o artista.
A cada ano, os organizadores do Coala pensam em maneiras de superar o evento anterior e, como a marca chega à sua décima edição em 2024, o desafio foi lançado em proporções ainda maiores, com uma expansão geográfica.
Em São Paulo, o Coala Festival já tem data marcada para a comemoração de uma década, com a edição que acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Memorial da América Latina. Antes disso, nos dias 1 e 2 de junho, o Coala cruza o Atlântico para realizar a sua primeira edição fora do Brasil, em Cascais, Portugal, e Gilberto Gil já está confirmado na programação.
“A música brasileira é o que nos move e o que trouxe o Coala Festival até aqui. Sempre trabalhamos para fortalecer os artistas nacionais. Viramos referência no Brasil e, agora, temos a missão de levar a nossa identidade para Portugal. É um passo muito importante para gente“, celebra Gabriel Andrade, sócio-fundador e curador do Coala Festival.
A primeira edição portuguesa tem a proposta de expandir os horizontes e entregar um line-up que combina os acordes brasileiros com a música lusófona. Para isso, além de Gabriel, o Coala Festival Portugal chamou Kalaf Epalanga, músico e escritor angolano, para somar na curadoria.
Ao completar 10 anos de jornada, a expansão é uma coisa inerente à importância e aos feitos conquistados durante este período. Por isso, o Coala Festival partiu de um evento para se transformar numa marca de música, anunciada em 2023 como Coala Music.
Com a intenção de fortalecer os artistas nacionais em outras frentes para além do festival, o Coala Music abriga as iniciativas Coala Records, um selo de música; Coala Management, para o gerenciamento de carreira de artistas; Coala Studios, área de conteúdo e consultoria; e Coala TV, um canal digital de conteúdo de música.
Em pouco tempo, serão divulgadas mais informações sobre a edição brasileira e portuguesa do Coala 2024.
Foto: @juliabandeiraph