Eventos

Corpo de Bombeiros simplifica autorização de eventos no Rio

Assinada pelo comandante do órgão, Coronel Roberto Robadey em 20/05, mas só agora publicada, a “Portaria CBMERJ Nº 1109” promete desburocratizar a emissão de laudos.

Ficou mais fácil a vida do produtor de eventos no Rio de Janeiro, com as mudanças anunciadas ontem, 26/05, pelo Corpo de Bombeiros, para a emissão das autorizações de funcionamento de shows, congressos, feiras e similares. 

Assinada pelo comandante do órgão, Coronel Roberto Robadey em 20/05 mas só agora publicada, a “Portaria CBMERJ Nº 1109” promete desburocratizar a emissão de laudos, não apenas por ter seu processo se tornado digital como por a vistoria prévia do local ser substituída pela fiscalização durante a realização do encontro.

Tudo sobre o mercado de live marketing está aqui.

Para Cristiano Botinha, presidente do Comitê de Licenciamentos e Desburocratização do Apresenta Rio, entidade que reúne as empresas de entretenimento e eventos do Rio de Janeiro, “A mudança é uma vitória importantíssima na luta que o setor vem tendo para desburocratizar o relacionamento com os órgãos governamentais e integrar os processos de liberação.”

Segundo-Botinha, que também é sócio da empresa de promoções e live marketing V3A, o produtor de eventos tinha que passar por uma via-crúcis para ver seu evento na rua. “Vários órgãos, entre eles a Prefeitura do Rio, condicionavam a emissão de seus alvarás à liberação do laudo do Corpo de Bombeiros. Só que nem sempre os prazos burocráticos coincidem com o cronograma da produção de um evento. E a vistoria prévia obrigatória do local acabava acontecendo na véspera da inauguração, forçando nossos produtores a ficar de plantão no quartel dos bombeiros esperando o coronel assinar sua autorização para podermos seguir adiante!”, lembra o executivo.

Cristiano Botinha acha importante citar que a novidade não diminui a responsabilidade do produtor em relação à segurança do público. “Pelo contrário.”, explica. “O Corpo de Bombeiros agora vai poder analisar até com mais calma o projeto que a gente apresentar. E a autorização será baseada no que estiver detalhado no documento. Se, na fiscalização, os bombeiros não encontrarem tudo 100% de acordo com o que prometemos, a responsabilidade pela eventual cassação da autorização será inteira nossa.”, alertou.

Para o presidente do Apresenta Rio, Pedro Augusto Guimarães, a mudança representa um marco para o mercado carioca. “Isso torna o Rio um melhor ambiente de negócios para os eventos e consequente para o turismo.”, disse em comunicado aos associados, dando crédito também ao Coronel Rodrigo Polito, diretor de Diversões Públicas do Corpo de Bombeiros, que, ao participar de live recente do Apresenta Rio sobre o tema Licenciamentos, havia previamente assumido o compromisso com a simplificação do seu sistema de autorizações.