A luz em um evento é um dos componentes essenciais para transportar o visitante para um lugar mágico, e ajuda a criar um clima especial e marcar as funcionalidades de ambientes.
Todo o conjunto de iluminação teve um papel importantíssimo no Festival The Town que acontece no Autódromo de Interlagos nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro em São Paulo. E todo grande projeto luminotécnico possui um time de Light Designers responsáveis, e o papel destes profissionais é justamente mexer com o nosso estado de humor e proporcionar momentos de deixar qualquer um boquiaberto, pois em grandes espetáculos como este, a luz é fundamental para engrandecer, ainda mais, o artista no palco ou a cenografia no entorno.
Dado a importância do projeto, o festival trouxe de Londres a Woodroffe Bassett Design (WBD) em parceria com a LPL+, uma das mais renomadas empresas de iluminação no mundo do entretenimento, que desenharam a luz deste festival encabeçado pelo Light Designer e sócio da WBD, Terry Cook, um consagrado mestre no segmento.
Vale ressaltar que a LPL+ foi responsável pela iluminação de todos os 6 (seis) palcos do festival, incluindo todas as necessidades do backstage para os artistas e headliners. Mas a operação da empresa foi muito além dos palcos, ela também foi responsável pela iluminação de um dos maiores painéis de LED do festival, o painel da icônica tirolesa da Heineken. Além disso, foi encarregada de toda a luz da área VIP, Food Court, Market Square, da Rota 85 e diversas outras ativações como as luzes da fachada dos estandes da Volkswagen, Colgate e iFood e a iluminação por completo nos estandes do Itaú, KitKat, Coca-Cola, Seara e Braskem.
Para um projeto deste porte, são consideradas boas condições de visibilidade, segurança e até mesmo a orientação das pessoas, todos esses elementos compõem o objetivo final: proporcionar emoção aos mais de 500 mil visitantes.
Para o desafio do The Town, a empresa administrou 150 profissionais, 300 toneladas de equipamentos, sendo 580 moving lights IP65 e mais de 1000 moving lights de LED.
Mas para a LPL+, nada disso é uma novidade, pois desde 2015 é a empresa responsável pelos serviços de iluminação no Rock in Rio, e é uma das poucas empresas do mundo capaz de atender, um espetáculo tão grandioso como este, se tornando assim o fornecedor oficial do evento contratado pela Rockworld, a organizadora do festival.
Para quem visitou o festival, não imagina a complexidade que é um projeto envolvendo uma área tão grande para iluminar e gerenciar. Foram 6 meses de planejamento e quase 30 dias de execução em campo.
A partir deste evento, a LPL inaugura uma nova assinatura: LPL+ Lighting Led Solutions. A empresa se posiciona também como um dos maiores fornecedores de painéis de LED do país, segmento que no festival tem a maior tela das ativações de marca, são 140 metros quadrados de LED de altíssima resolução na ativação da Heineken.
Na prática, a nova assinatura vai representar a integração do tráfego de dados entre conteúdo e luz. Isso resulta no evento com uma conexão ímpar, a harmonia perfeita entre todos os ambientes. Tudo sendo monitorado em tempo real e com a possibilidade de poder sofrer alterações de forma simultânea. Isso só é possível por meio da tecnologia LUMINEX, um sistema que permite esse controle interligado entre luz e conteúdo dos painéis de LED com as mesas de luz, através desta tecnologia e versatilidade é que a LPL+ inova com esta solução no gerenciamento e controle do festival e com segurança na gestão do comando dos equipamentos.
“Toda família LPL+ está muito feliz com tantas inovações que marcam um momento muito especial da empresa”, concluem seus executivos Caio Bertti e Rafa Auricchio.