Sol e música eletrônica

Baladas matinais em cafeterias? Conheça a nova tendência que promete ser um sucesso no mundo fitness

Festas voltadas para a "vida saudável" trocam álcool por cafés e sucos naturais; as morning parties já são sucesso em cidades como Nova Iork e Londres

O mundo do wellness está ganhando mais uma aliada: as baladas matinais. A música eletrônica e os sets animados se mantêm, mas agora, em vez do álcool e das madrugadas, o público pode pedir por cafezinhos e pães de queijo pela manhã enquanto curtem um evento antes do trabalho.

As também chamadas de “morning parties” já são um sucesso em cidades como Nova Iork, Londres e Berlim, existindo desde 2013. Contudo, o formato alternativo às festas tradicionais noturnas só agora está começando a cair no gosto do público por conta do crescente interesse da geração Z por práticas de bem-estar.

No Brasil, a Mizuno realizou recentemente a AM Sessions, unindo música, gastronomia e lifestyle noFood Café, dentro da sua Listening store, em São Paulo. O objetivo do evento, assim como as outras baladas matinais, foi transformar as primeiras horas do dia em um experiência energética.

Balada matinal Mizuno AM Sessions
Mizuno AM Sessions. Foto: Reprodução

Como nasceu a tendência

A tendência das baladas matinais começou em 2013, em Londres, com a criação do Morning Gloryville, pensado como alternativa saudável às festas, raves e até mesmo aos formatos tradicionais de academia.

A proposta era simples, mas inovadora para época: unir dança, ioga, massagem e um clima de curtição logo nas primeiras horas do dia. E, o principal: sem o consumo de álcool ou drogas. O evento mensal, realizado em Shoreditch, no Leste de Londres, rapidamente se espalhou para outras cidades, ganhando popularidade entre famílias e adeptos ao “estilo de vida saudável”.

Quase ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, surgiu a Daybreaker, que nasceu no porão de um café em Nova York e se expandiu para localidades como Tel Aviv, Los Angeles e até mesmo São Paulo. Ambas as iniciativas visam transformar as manhãs, que costumam ser calmas, em um momento de euforia consciente, impulsionado por música eletrônica, práticas de bem-estar e bebidas não alcóolicas.

Diferencias das baladas matinais

Diferente das baladas convencionais, as festas matinais acontecem geralmente entre 6h e 10h da manhã e duram de duas a quatro horas. Em vez de álcool e ambientes com leds, elas oferecem luz natural e um cardápio focado em saúde, com smoothies, cafés, sucos naturais e bebidas funcionais.

Além dos DJs, a programação costuma começar com práticas como ioga, meditação ou alongamentos, seguidas pela abertura de pista com os sets de música eletrônica. A ideia principal é permitir que os participantes mantenham suas rotinas de bem-estar enquanto participam desse novo formato de reunião social ou familiar.

Mizuno AM Sessions

Depois da Mizuno Listening Store, a marca promoveu uma nova experiência com música e lifestyle para os paulistanos, o Mizuno AM Sessions. Sob o conceito “coffee meets music” e inspirado nas morning parties, o evento foi realizado no Café HM dia 8 de fevereiro.

A iniciativa começou às 10h30 da manhã e contou com apresentações dos coletivos Gop Tun e ANTDOT, conhecidos por suas contribuições à cena musical eletrônica. ​

Beatriz Maxima

Repórter

Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e Pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento, possui mais de cinco anos de experiência em produção de conteúdo.

Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e Pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento, possui mais de cinco anos de experiência em produção de conteúdo.