Instalação interativa

Banco do Brasil leva Árvore BB e pavilhão ao Web Summit

A instalação alimentada por IA generativa interage com o público, acolhendo ideias e sugestões para um mundo mais sustentável

Imagem de ativação do Banco do Brasil no South Summit 2025
Árvore do BB no South Summit 2025. Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O Banco do Brasil marca presença no Web Summit 2025 com uma série de iniciativas que reforçam seu compromisso com a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade. O destaque é a Árvore BB, uma instalação interativa alimentada por inteligência artificial (IA) generativa. Ela foi projetada para interagir com o público, acolhendo ideias e sugestões para um mundo mais sustentável.

A árvore virou marca registrada do BB em eventos de grande porte, como o G20 em 2024 e, mais recentemente, no South Summit, realizado em Porto Alegre nos últimos dias 9 a 11 de abril.

No Web Summit, o BB mostra como a tecnologia pode ser utilizada para promover a inclusão digital e financeira, bem como para o desenvolvimento do país, por meio de apoio a iniciativas de empreendedores brasileiros.

“A participação no Web Summit Rio 2025 reforça esse posicionamento do BB, que está sempre em busca de novas formas de se conectar com as pessoas e contribuir para um futuro mais sustentável, com inovação e uso consciente da tecnologia”, afirma Mauricio Toledo, executivo de promoção e patrocínio do BB.

Estande do Banco do Brasil terá ativações e palestras

Estande do Banco do Brasil no Web Summit
Estande do Banco do Brasil no Web Summit 2025. Foto: Divulgação

As ativações do BB vão além da Árvore e têm por fim tornar o estande do Banco, localizado no pavilhão 4 do Riocentro, um espaço com propósito e próximo do público. A colagista Nanda Colaa traz elementos afrocentrados e carregados de brasilidade em suas colagens por todo o estande, trazendo o mote “inovar é puro suco de Brasil” para o estande do Banco do Brasil.

Além disso, o espaço conta com palco para palestras que fazem parte da programação oficial do Web Summit e mentoria para mulheres. Há ainda ativações gamificadas — como máquina de garra e jogo interativo em tela touch sobre a ARI, solução de IA do BB —, lanchinhos típicos do Brasil e áreas de descanso e relacionamento.

Programação do BB no Web Summit Rio 2025

Palco Center Stage

30/4

  • 15h30 – A próxima onda do empreendedorismo. Tarciana Medeiros, presidenta do BB; Bianca Andrade, CEO Boca Rosa; Adriana Barbosa, CEO Feira Preta; Monique Evelle, fundadora Inventivos; e Maria Prata, criadora de conteúdo

Palco BBDW

29/4

  • 11h – O código do protagonismo: mulheres que movem a TI. Tania Schmidt, executiva de tecnologia do BB; Carmela Borst, CEO da SoulCode Academy; e Cynthia Zanoni, fundadora do WoMakersCode e global cloud advocate na Microsoft.
  • 14h – O futuro do software no mercado financeiro. Felipe Windmoller, gerente de TI no BB; Zalkind Lincoln, IBM technical leader; Vinícius Soares Batista, arquiteto de soluções sênior na Amazon Web Services (AWS).
  • 14h50 – Startups impulsionando a inovação nas grandes empresas. Juliana Sarílio, gerente de corporate venture do BB; Tarcila Sugiyama, gestora de fundos de impacto da Vox Capital; e Thamara Prado, head de inovação aberta da Natura.
  • 15h40 – Modelo ágil e a reinvenção de uma empresa bicentenária. Jean Martinelli, executivo de inovação aberta do BB; Rodrigo Reghini, assessor de TI no BB.

30/4

  • 11h – Mercado de carbono regulado: desafios e oportunidades. Everton Rocha, gerente de TI do BB; Tatyana Okano, assessora de negócios mercado de carbono do BB; e Txai Suruí, ativista e líder indígena.
  • 14h – Colaboração multidisciplinar: UX, tecnologia e negócios. Felipe Neves, gerente de TI do BB e Cadu Saugo, gerente de TI do BB.
  • 14h50 – Startups como ferramentas de inovação e eficiência. Debora Marques, coordenadora de portfolio de projetos e processos digitais do BB; Pablo Quimas, gerente de design e experiência PJ e governo no BB; André Apollaro, CEO e co-founder da Payfy; e Richard Zeiger, CEO da MSW.
Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.