
Rio de Janeiro - O Banco do Brasil marca presença no Web Summit 2025 com uma série de iniciativas que reforçam seu compromisso com a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade. O destaque é a Árvore BB, uma instalação interativa alimentada por inteligência artificial (IA) generativa. Ela foi projetada para interagir com o público, acolhendo ideias e sugestões para um mundo mais sustentável.
A árvore virou marca registrada do BB em eventos de grande porte, como o G20 em 2024 e, mais recentemente, no South Summit, realizado em Porto Alegre nos últimos dias 9 a 11 de abril.
No Web Summit, o BB mostra como a tecnologia pode ser utilizada para promover a inclusão digital e financeira, bem como para o desenvolvimento do país, por meio de apoio a iniciativas de empreendedores brasileiros.
“A participação no Web Summit Rio 2025 reforça esse posicionamento do BB, que está sempre em busca de novas formas de se conectar com as pessoas e contribuir para um futuro mais sustentável, com inovação e uso consciente da tecnologia”, afirma Mauricio Toledo, executivo de promoção e patrocínio do BB.
Estande do Banco do Brasil terá ativações e palestras

As ativações do BB vão além da Árvore e têm por fim tornar o estande do Banco, localizado no pavilhão 4 do Riocentro, um espaço com propósito e próximo do público. A colagista Nanda Colaa traz elementos afrocentrados e carregados de brasilidade em suas colagens por todo o estande, trazendo o mote “inovar é puro suco de Brasil” para o estande do Banco do Brasil.
Além disso, o espaço conta com palco para palestras que fazem parte da programação oficial do Web Summit e mentoria para mulheres. Há ainda ativações gamificadas — como máquina de garra e jogo interativo em tela touch sobre a ARI, solução de IA do BB —, lanchinhos típicos do Brasil e áreas de descanso e relacionamento.
Programação do BB no Web Summit Rio 2025
Palco Center Stage
30/4
- 15h30 – A próxima onda do empreendedorismo. Tarciana Medeiros, presidenta do BB; Bianca Andrade, CEO Boca Rosa; Adriana Barbosa, CEO Feira Preta; Monique Evelle, fundadora Inventivos; e Maria Prata, criadora de conteúdo
Palco BBDW
29/4
- 11h – O código do protagonismo: mulheres que movem a TI. Tania Schmidt, executiva de tecnologia do BB; Carmela Borst, CEO da SoulCode Academy; e Cynthia Zanoni, fundadora do WoMakersCode e global cloud advocate na Microsoft.
- 14h – O futuro do software no mercado financeiro. Felipe Windmoller, gerente de TI no BB; Zalkind Lincoln, IBM technical leader; Vinícius Soares Batista, arquiteto de soluções sênior na Amazon Web Services (AWS).
- 14h50 – Startups impulsionando a inovação nas grandes empresas. Juliana Sarílio, gerente de corporate venture do BB; Tarcila Sugiyama, gestora de fundos de impacto da Vox Capital; e Thamara Prado, head de inovação aberta da Natura.
- 15h40 – Modelo ágil e a reinvenção de uma empresa bicentenária. Jean Martinelli, executivo de inovação aberta do BB; Rodrigo Reghini, assessor de TI no BB.
30/4
- 11h – Mercado de carbono regulado: desafios e oportunidades. Everton Rocha, gerente de TI do BB; Tatyana Okano, assessora de negócios mercado de carbono do BB; e Txai Suruí, ativista e líder indígena.
- 14h – Colaboração multidisciplinar: UX, tecnologia e negócios. Felipe Neves, gerente de TI do BB e Cadu Saugo, gerente de TI do BB.
- 14h50 – Startups como ferramentas de inovação e eficiência. Debora Marques, coordenadora de portfolio de projetos e processos digitais do BB; Pablo Quimas, gerente de design e experiência PJ e governo no BB; André Apollaro, CEO e co-founder da Payfy; e Richard Zeiger, CEO da MSW.