227 marcas expositoras

Bienal do Livro chega a São Paulo com ingressos esgotados e espaços instagramáveis

O Promoview foi até o Distrito do Anhembi conferir as ativações da maior feira cultural da América Latina

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo estreou nesta sexta-feira (6) no Distrito Anhembi com mais de 227 marcas expositoras. A feira espera receber 660 mil pessoas até o fim da edição, e o Promoview não poderia deixar de embarcar nessa aventura literária.

Organizada pela RX, o evento, que anteriormente acontecia no Expo Center Norte, mudou-se para o Distrito Anhembi, visando mais espaço de imersão para o público. Aqueles que não garantiram a entrada ainda podem adquirir os ingressos no site oficial ou pela bilheteria. Menores de 12 anos e maiores de 60 têm gratuidade. 

O maior evento cultural da América Latina conta com uma agenda diversificada para todas as idades, mas com um esforço maior voltado para conquistar o público jovem. Assim, durante a  programação, o público pode visitar estandes, participar de atividades, conhecer autores e assistir a bate-papos diversificados. 

Os visitantes enfrentaram lotação durante a tarde de sábado devido aos ingressos esgotados. No transporte gratuito oferecido pela organização, o tempo de espera era de pelo menos duas horas. Nos estandes, as filas para pagamento duravam quase 30 minutos, e o público assistia às palestras do lado de fora. Quem compareceu no domingo relatou a mesma situação

Público da 27º Bienal do Livro de São Paulo

Espaços instagramáveis: os campeões da edição 

Ao entrar na feira, não é preciso dar muitos passos para visualizar os estandes extremamente decorados e chamativos, seja com ilustrações de capas de livros, leds ou estátuas. Mas, sem dúvida, grande parte das editoras reservaram áreas nos seus metros quadrados para os espaços instagramáveis.

Os ambientes possuem diferentes estratégias criativas, mas não fugiram muito da habitual ideia de ser apenas um espaço para tirar fotos. Aqueles que imergiram nos universos dos seus bests-sellers conseguiram filas nas portas.

Estandes interativos

Por outro lado, outros espaços conquistavam com os ambientes imersivos que iam além das histórias. Entre eles, esta a Editora IMEPH, que levou o espaço “Cordel e Repente” e transformou a bienal em uma praça pública cheia de bandeirinhas com artistas em cima de um “trio elétrico”. No ambiente foi possível participar de debates, ver apresentações e fazer atividades sobre a literatura de cordel.

Estande da Editora IMEPH

Ao mesmo tempo, o Itaú Cultural contou a jornada de Machado de Assis, trazendo manuscritos de escritas, artistas recitando suas obras, TVs que ilustram a trajetória do escritor e jogos. A Marca País Colômbia também cativou igualmente os visitantes falando do 24bis e dispondo de um local para descanso., além de, é claro, abordar a história do país.

Não foi possível andar pela Bienal do Livro sem encontrar alguém usando as orelhas do Sansão, coelho da Mônica, personagem do Maurício de Souza. Isso devido ao estande da marca que, com o tema “Da semente ao Pixel”, ofereceu uma oficina artística para o público, que ia desde crianças até a terceira idade.

De acordo com Rodrigo Paiva, gestor da área editorial da Mauricio de Sousa Produções, “participar da Bienal do Livro é sempre uma alegria imensa. É o momento de estarmos próximos aos nossos leitores, de todas as idades, e celebrarmos juntos o poder da leitura e da imaginação que o universo da Mauricio de Sousa Produções pode proporcionar”.

Estande Mauricio de Sousa Produções

As patrocinadoras

O foco de algumas das marcas patrocinadoras foram os espaços para interação entre escritores, influencers, fãs e leitores. A Skeelo detém de uma arena de entrevistas, em que influenciadores conversam com os artistas, cabines de fotos e espaços instagramáveis. Da mesma forma, a Suzano tem um espaço de autógrafos, com 150 visitantes e senhas distribuídas antecipadamente.

Alias, o Sesc está na Bienal do Livro com diversos espaços, a Bibliosesc, divida em Praça da Palavra e Praça de Histórias, voltada para contação de histórias e música, e o Auditório Edições Sesc São Paulo, com encontros entre fãs e escritores da marca.

Neste contexto, um dos ambientes mais marcantes da feira é a Arena Cultural da Paper Excellence, com bate-papos e palestras entre autores e público de até 500 pessoas.

Em diversos pontos da feira, era possível observar encontros que iam além dos espaços reservados. Escritores e ‘booktokers’, criadores de conteúdo literário no TikTok, interagiam com o público tanto nos estandes das editoras quanto enquanto passeavam pelo evento.

Arena Cultural Paper Excellence

E os brindes?

Por fim, ao circular pela Bienal do Livro, o público notou uma semelhança nos brindes oferecidos, que se resumiam, em sua maioria, a ecobags, copos e marcadores de página. Mesmo assim, esses itens só eram facilmente adquiridos após compras com um valor mínimo elevado. Uma das poucas marcas com ativações foi a Amazon, que oferecia um copo e uma ecobag para quem participasse de uma dinâmica de fotos.

Nas redes sociais, internautas comentaram sobre o assunto, destacando também os preços exorbitantes.“As editoras querem que o público gaste 100 reais, em livros que não estão nem ao menos baratos, para ganhar papel“, criticou uma criadora de conteúdo no TikTok.

@your.beca e ainda umas ecobags tao feias, parece que nem tinham dinheiro para comprar artista para fazer #bienaldolivrosp #bienaldolivro #livros #booktokbrasil #booktok #livros #livro ♬ som original – beca

Serviço:

27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana

Estande do CRB-8 – Rua K, estande K13

Data: Até 15 de setembro de 2024

Horários:

  • 06/09, sexta-feira: 09h às 22h
  •  07/09, sábado e 08/09, domingo: 10h às 22h
  • 09/09 a 13/09, segunda a sexta-feira: 09h às 22h
  • 14/09, sábado: 10h às 22h
  • 15/09, domingo: 10h às 21h